Mãe fada, Mãe bruxa...

Vinícius brincava com minha mão, ou melhor, com meus anéis, curiosidade natural de uma criança de 05 anos tentando entender um adulto. Brinquei com ele:
- “Anéis mágicos entrem em ação!” Um bordão de superheróis de um desenho animado, acho dos anos 80.
Ele riu e me bombardeou de perguntas:
-Mãe, por que “tu” usa anel?
-Porque gosto, acho legal.. são bonitos?
-São, mas por que “tu” usa três?
-Gosto deles, já disse, e cada um deles tem um significado especial...
O olhinho já brilhava, esperando a história que se seguiria. As perguntas revelavam a necessidade de compreender o mundo, de ressignificá-lo, a partir do olhar curioso de menino
- Ah, é? O que significa esse, de pedra preta?
Esta pedra preta é Hematita, um mineral catalisador de energia, de purificação. Significa o meu casamento com a natureza, o meu respeito a cada ser que habita esta dimensão.
- E esse, de pedrinha branca?
- Este é um minúsculo Brilhante, a pedra mais perfeita da natureza. Significa minha aliança com o amor, com a felicidade, com a vida, o presente mais raro que Deus nos deu.
-E esse com o sol, a lua e as estrelas?
-Significa meu casamento com o astral, com a magia. Esse é meu anel de bruxa...
Os olhinhos arregalaram-se. A “conversa-aula” sobre anéis subitamente ficara animada...
- Verdade? Esse anel é mágico? Você é mesmo uma bruxa, Mãe?
-Sou sim, uma bruxinha muito boa... como uma fada, certo? Fada não tem varinha? Bruxa pode ter varinha e ter anel. E eu sou uma bruxa que usa anel e não tem verruga no nariz...
- E cadê tua vassoura?
- Filho, bruxas modernas(e EU sou moderna!) substituem a vassoura por carro, avião, trem, ônibus...
Ele me olhou encantado:- Que legal, minha mãe é uma bruxa! Eu ri, divertindo-me com seu olhar de credulidade absoluta ao que eu dizia. - Mas olha filho, isso é segredo, certo?
- Certo, Mãe.
Voltou a brincar e, aparentemente, esqueceu o assunto.
Horas mais tarde, recebendo a visita de Léo, seu amiguinho, Vinícius não resiste: -Léo, sabia que minha mãe é uma bruxa? Venha ver o anel dela...é mágico!
Os olhos arregalados de Léo, o orgulho de Vinícius por ter uma mãe tão única mudou aquele meu fim de semana e outros tantos que se seguiram. Volta e meia aparecia uma caravana de crianças para, disfarçadamente, conhecer meu “anel de bruxa”. Eu mostrava, perguntava se tinham medo de bruxa e eles me diziam que “só das do mal”, eu sempre dizia que era do bem e pedia segredo.
Por algum tempo, quando passava no playground do condomínio, a criançada ria, cochichava entre si, apontava-me: “olha a mãe de Vinícius! De parte a parte, sorrisos cúmplices: o meu encantado e divertido com uma brincadeira que tomou proporções inimaginadas e o deles por compartilharem do meu segredo...
Quando vejo um adulto desqualificando o brincar, tratando uma criança como um adulto em miniatura, cobrando compreensões e atitudes incompatíveis com sua idade mental e física, desestimulando a imaginação, penso que não teve infância, que não sabe o que é fantasiar, o quanto é bom ser criança.
Evoluindo de uma relação biológica para uma afetiva, aprendi/aprendo a ser mãe no convívio com cada criança, sendo mãe-irmã, mãe-professora, mãe-tia de meus sobrinhos e sobrinhas, mãe postiça de Flávia, Cláudia e Ivo, mãe-mãe de Vinicius, mãe-avó torta de Bia e Gabriel e de quem mais vier.
Aprendo que é preciso aprender sempre. Aprender com o coração, com a alma, com o olhar. Aprender e ensinar. Ensinar aprendendo, sempre.
Meu presente a minha mãe, a todas as mães, é desejar que a lição de amor a cada filho, de afeto ou de sangue seja a ação na luta para que este planeta permaneça um bom lugar de se viver, de ver crescer nossos filhos, nossos netos... os netos de nossos netos.Todos os dias são dias de mãe, são dias de luta. Assim seja!

Aqui, uma canção especial...

O RIO
MARISA MONTE,Carlinhos Brown,Arnaldo Antunes,Seu Jorge

Ouve o barulho do rio, meu filho
Deixa esse som te embalar
As folhas que caem no rio, meu filho
Terminam nas águas do mar

Quando amanhã por acaso faltar
Uma alegria no seu coração
Lembra do som dessas águas de lá
Faz desse rio a sua oração

Lembra, meu filho, passou, passará
Essa certeza, a ciência nos dá
Que vai chover quando o sol se cansar
Para que flores não faltem
PARA QUE FLORES NÃO FALTEM, JAMAIS...

https://www.youtube.com/watch?v=UmnlGEV5XOQ