MÃE, UM SER PRA LÁ DE ESPECIAL!

Nunca é cedo ou tarde pra falar das Mães, afinal, como diz o ditado, Dia das Mães é todo dia mesmo. Todos os dias as mães cumprem seu papel, com delicadeza, amor, paciência. Ter um dia especial para comemorar seu dia é somente um pretexto para a confraternização com os filhos, com a família, até o comércio tira uma lasquinha, aliás, uma lascona! Mas não vou falar disso neste texto. Quero mesmo é fazer uma homenagem a essa figura tão especial, tão dedicada.

Há as mães que são inteiramente dedicadas aos filhos, lavam, passam, cozinham para seus filhos, se preocupam – “Já jantou?”, “Pegou blusa de frio?”, “Dormiu bem filho?”. Existem as mães que trabalham, muitas vezes em dois, três empregos para ajudar no orçamento, mas nem assim, deixam de serem também dedicadas, amorosas, preocupadas. Existem ainda as mães que não moram com seus filhos, por quaisquer motivos, mas nem assim deixam de se preocuparem e ajudarem da forma que podem. Existem as mães “adotivas” que se dedicam e amam seus filhos na mesma intensidade que uma mãe biológica. Enfim, em todas essas “versões” de mães, o amor é o mesmo, a dedicação, a preocupação com os filhos.

Mãe é um ser muito especial, é um elo entre o início e a eternidade. Ao gerar um novo ser em si, essa figura dá início a uma vida, uma nova luz, que se perpetuará, pois pra nós, mães, filho é sempre filho, criança, adulto, casado. Mesmo aqueles filhos que se foram, antes mesmo de suas mães, ficam pra sempre cravados em nossos corações, mais vivo que nunca!

Ontem mesmo vi uma reportagem na televisão, sobre crianças pré-adolescentes, viciadas em crack. Em uma das cenas aparecia uma criança, que a mãe acorrentou ao pé da cama, para tentar evitar que o filho saísse de casa, para consumir as drogas e também porque estava ameaçado por traficantes. É uma cena chocante? Sim, é. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é um abuso e uma violência contra a criança. Sim, é! Mas é fácil falar né? E onde fica o desespero daquela mãe, na tentativa única de proteger e salvar seu amado filho? Só quem passa por uma situação dessas é capaz de dimensionar um sofrimento desses para uma mãe. Nós, que somos mães e que graças a Deus, não passamos por isso, podemos apenas imaginar. Mas e os políticos? O Sistema? Será que eles têm um mínimo de noção do que é o desespero de uma mãe em uma situação dessas? Não, eles não têm não. E continuam, eleição após eleição, a não fazerem absolutamente nada para aplacar esse caos social em que estamos imersos, essa violência e tantas outras, que nossas crianças estão à mercê, esse consumo de drogas desmedido no qual nossos jovens vêm se acabando, junto com suas famílias, dia após dia. Eles apenas usam o assunto para seus discursos políticos, para se elegerem. Na prática, quem sente na pele o desespero da situação são realmente as mães. Por isso, volto a repetir, Mãe é definitivamente, um ser pra lá de especial!

- Crônica publicada no jornal VOZ DA TERRA, da cidade de Assis, em 12/05/2009.