Duas dicas voando valem mais que uma resposta na mão

Interessante como Jesus tinha sempre uma pergunta ou uma historinha para quem lhe fazia perguntas. Jesus respondia com dicas. Indicações. Pistas. Deus nos deu o cérebro e Jesus as dicas. Alias, Jesus (homem) é a dica de Deus na revelação de Si.

Já disseram que “Cristo é a Resposta”, outros que “Cristo é a Questão”, para mim, Ele nem é só a resposta, nem só a pergunta, acrescento que Cristo é a dica. A melhor delas. A mais original e a perfeita denúncia da face do Todo-Poderoso.

E a Bíblia? É outra dica. Muito boa por sinal. Versátil, enigmática, surrealista, metafórica, carregada de poesia, cânticos, símbolos, provérbios, rituais, mitos, lendas, parábolas, cultura, narrativas, história. Quanta coisa boa! Contém todos os predicados de uma dica de qualidade.

E as respostas? Ora, organize as suas. As dicas estão ai. Voando. Mas, depois que você achar alguma resposta, não se satisfaça com ela. Depois que você tiver toda certeza, duvide. Essas fontes têm mais dicas que não podem ser desprezadas. A resposta final faz perder a graça do jogo. É preciso reiniciar a partida. Uma boa história termina sempre com: “e viveram felizes para sempre...” para que você depois pergunte “Como assim?”. Ou fazer como as crianças “conta de novo”.

Aproveitando o ensejo: Jesus, conta de novo a parábola do Bom Samaritano!. Conta, conta. Por favor.

Não importa quantas vezes ouvimos. A aventura nunca é a mesma. As dicas tomam novas cores, pululam diferentes, são intrigantes.

Dica é aventura. Resposta é o fim. Aventure-se e boa sorte.