O menino e os peixes

Estava caminhando pelas ruas da cidade, quando viu a faixa enorme na porta de um clube anunciando: "Exposição de peixes ornamentais".

Como a entrada era gratuita, não pensou duas vezes para entrar.

Lá dentro, para o seu assombro, experimentou uma sensação inebriante ao ver as dezenas de aquários esparramados pelo saguão.

Ficou maravilhado com tanta beleza. Os aquários eram iluminados e havia no seu interior, plantas, pedras, pedaços de madeira, miniaturas de navios e outros enfeites mais. Alguns tinha o fundo azul clarinho como o céu; outros, vermelho-alaranjado como o pôr-do-sol.

Os peixinhos nadavam pra lá e pra cá, naquelas águas poucas, porém calmas e bonitas. Alguns nadavam enfileirados parecendo soldados em dia de parada militar.

Peixes exóticos, claros, escuros, curiosos, medrosos, feios, bonitos, indiferentes.

Tinha peixe de todo jeito, para todo gosto!

Estava distraído, absorto na contemplação, quando um senhor de terno e gravata se aproximou. Tendo visto o seu interesse o homem puxou assunto e logo começou a lhe falar sobre os peixes.

Era um doutor no tema. Iniciou citando uma tal era Devoniana e o surgimento dos peixes; ressaltou a diferença entre peixes ósseos ( Osteitithyes) e ios cartilaginosos (Celondrichytes); discorreu sobre os peixes dipnóicos; explicou-lhe a função das guelras, a importância da cauda como leme; a função hidrostática da bexiga natatória; a linha lateral como orgão sensitivo e por aí afora.

Nunca imaginou que pudesse haver tantas coisas sobre peixes.

E quanto mais perguntava mais o doutor lhe explicava!

Por fim chegou a hora de ir para casa. Agradeceu e foi-se embora.

De noite em sua cama, não conseguia dormir lembrando dos peixinhos!

Parecia vê-los por todo o seu quarto, nadando no ar e exibindo a beleza e exoticidade de suas cores e formas.

De quando em quando, a figura do senhor de terno e gravata, explicando: "____Os bentônicos são raspadores.....alguns peixes tem pulmões e respiram fora dágua...."

Quanta coisa havia pra se saber sobre peixes!

Só uma coisa que não acreditara. O doutor dissera que havia um peixe chamado cavalo marinho, porque parecia um cavalo em miniatura. Nessa espécie, era o macho que botava os ovos! Retrucara prontamente"___Então o macho não era macho. Era fêmea!"

"___Não, não era! A fêmea era a fêmea e o macho era o macho! Porém era o macho quem botava os ovos!" respondeu sorrindo o homem.

Puxa! No fundo do mar tem um cavalinho, que é chamado de cavalo marinho, cuja espécie é o macho que bota e choca os ovos!

Permaneceu um bom tempo acordado, remoendo aquela informação, até que o sono veio vindo devagarzinho e ele adormeceu!