Perdidos na liberdade

O mundo vive uma nova era, a tecnologia avança a passos largos e com muita ousadia e o homem aparentemente desfruta dos benefïcios deste progresso, no entanto, diante deste cenário, me pergunto;será que o homem esta mais próximo de si mesmo, de se conhecer e encontrar a liberdade de fato? será que todos estes avanços aproximaram o homem de sua essência, do sentido e da base que precisa ter para enfrentar uma vida conturbada, repleta de lutas e desafios? Será que o homem vem se desumanizando?. Penso que talvez o homem esteja se perdendo, ficando tão dependente das máquinas, que o ato de pensar e sentir em breve esteja nos museus ou nas mentes artificiais dos rôbos e o homem se torne apenas um apêndice das máquinas e, se esqueça o que é a vida, o que é ser humano.

Temo pelo futuro da humanidade e isto me causa profunda preocupação, porque, observando o presente, percebo que a sociedade está se tornando cada vez mais fria, as pessoas estão cada vez mais distantes, intolerantes e superficiais nos relacionamentos, a liberdade vem se transformando em libertinagem; não há mais respeito, não há mais deveres, não há mais bondade, não há mais sinceridade, não há mais espaço para erros, o que predomina soberanamente é o "eu"; Imponente e majestoso, falso e vazio. O homem cultiva seu ego, se preocupa com sua imagem, mas não olha para dentro de sí, não se importa em lapidar suas deficiências, como se o mundo tivesse o dever de se adaptar a seus caprichos, a verdade que lhe convém.

As pessoas não conseguem se libertar desta liberdade hipócrita, elas seguem apenas as ondas e as correntes, não desenvolvem um pensamento próprio, sendo influenciadas por modismos e tendências, construindo em sí mesmas, uma prisão, diante da qual não conseguem se libertar e encontrar a luz. A humanidade está encontrando a decadência e não consegue perceber o quanto a vida é valiosa e qual sua finalidade, com isso, os bens materiais estão sendo cada vez mais valorizados, o consumismo está aumentando, as pessoas estão mais estranhas as outras e a sí mesmas e os valores estão se invertendo, ocasionando uma fraqueza e dependência cada vez maior.

Os rumos que a humanidade está seguindo, me deixam preocupado, por isso rogo, para que a luz afaste as trevas da ignorância e o homem encontre seu caminho.