A carona

O casal voltava para casa em uma rodovia do país.

Em certa altura do caminho, lá pelas 10 horas da noite, passaram por um ponto e viram um jovem sentado na guia da rua, com a cabeça entre as pernas.

O carro passou pelo rapaz mas deixou em seus ocupantes a inquetante necessidade de parar e perguntar o que estava se passando.

O homem, que dirigia o veículo, parecendo ler os pensamentos da mulher, interregou: "Será que ele está passando mal?". A mulher, sentindo-se feliz por ver que o marido sentira a mesma preocupação que ela disse: "Ele parece ter a idade de nosso filho. Será que não está precisando de ajuda?" O marido, continuou: "Você quer voltar e conferir?" Imediatamente, antes que o marido mudasse de idéia, ela confirmou: "Sim." O marido, já querendo desistir do intento disse: "Mas e se for um bandido? Um assaltante? A gente não sabe!" Ela retrucou: "Ora, qual foi seu primeiro sentimento? Não foi ajudar? O meu também! Então devemos seguir esta intuição. O resto é elucubação. Gente que fica pensando muito e não age!". O marido, convencido com este argumento, virou o carro na direção oposta e foram olhando para a esquerda, por onde tinham passado, para encontrar novamente o ponto onde avistaram o garoto. Passaram por ele novamente na direção, viraram o carro adiante e pararam perto do jovem. Ele já tinha se levantado e estava a um canto do ponto de ônibus onde esperava uma condução. A mulher foi logo perguntando: "Você está bem? Precisa de alguma coisa?" O jovem, sem entender o porque daquelas perguntas, respondeu desconfiado que estava bem. A mulher ainda insistiu se ele queria carona para algum lugar. O jovem ainda mais intrigado, apertava a sua frente o guarda-chuva como a querer se defender daqueles estranhos. A mulher, percebendo a suspeita do jovem disse; "Olha,sei que parece estranho mas é o seguinte: Nós passamos por você e o vimos aqui sentando no chão com a cabeça entre as pernas e resolvemos voltar para ajudá-lo se acaso estivesse passando mal.". O marido completou:" Minha mulher achou que você estivesse doente." O rapaz, admirado, exclamou: "Quer dizer que vocês voltaram sem me conhecer só porque acharam que eu estava passando mal?" Disse isso balançando a cabeça em sentido negativo e sorrindo como se não pudesse acreditar que alguém se importasse com ele daquela maneira. A mulher confirmou:"É isto mesmo. Então, você está indo para aquele lado? Nós também. Quer uma carona?" O jovem, ainda duvidando da intenção do casal, perguntou de onde eles viam e para onde iam, onde moravam e só então resolveu aceitar. Sentou-se no banco de trás , ainda segurando firmemente seu guarda-chuva, pensando: "Qualquer coisa eu abro a porta e me atiro por ela." Quando chegaram no ponto onde o rapaz iria descer, o motorista parou. O caroneiro abriu a porta e disse: "Olha, eu estava sentado naquele chão pensando em uma coisa muito ruim que iria fazer contra outra pessoa. Mas, a atitude de vocês dois me fez mudar de idéia. Que Deus abençoe vocês dois. Obrigado." Deu as costas e se foi por entre um caminho escuro dentro da mata.