BOTAFOGO: O colégio Jesuíta

O colegio jesuita Santo Inácio

Vivendo a história...II

A mais ou menos duas quadras da Igreja de São João Batista da qual escreví em artigo anterior fica o Colegio dos Jesuítas,o Colégio Santo Inácio,cuja presença no bairro e na cidade se confunde com a própria historia do Rio de Janeiro.

Em 1567,devido a busca de segurança contra invasores,esta cidade se transfere para um ponto estratégico chamado de Morro do Castelo,onde abrigava o forte de São Sebastião e é aqui e neste mesmo ano que é fundado o colégio Santo Inácio.Com o desmonte do morro forçado pelo progresso, o seu acervo foi todo trazido para o seu predio em Botafogo.

Desde o ano de 1903 instalado na rua São Clemente em Botafogo até os nossos dias o colégio dá vida e muito vigor ao bairro e à cidade, com os seus cinco mil alunos e respectivas familias circulando e fazendo parte de uma grandiosa rede de amizade e solidariedade.

Costumo dizer que estou envelhecendo no colégio...o colégio é a minha segunda casa...há mais de 30 anos percorro os seus corredores,convivo com amigos,partilhamos amizades numa otima convivência assim como o é para a minha filha...aqui ela foi batizada(Igreja de Santo Inacio),fez Primeira comunhão e estuda desde o jardim... e aqui caminha...caminhamos juntas ...nos princípios cristãos em busca de nossos sonhos rodeada por muitos e bons amigos.Cultivando e respirando cultura.

Com uma fachada de frente moderna devido a necessidde de sua expansão quem passa não vê e não diz que o seu interior ...é um lindo castelo medieval...deslumbrante...com um lindo pátio,onde foi instalado no centro, um SINO que veio da igreja demolida no morro do Castelo.Chamamos o mesmo de o "pátio do Sino".É um lugar maravilhoso e que passa muita paz e muita poesia.Até já escreví um poema chamado "o Pátio do Sino" o qual se encontra aqui nesta página do recanto.

Em 2003 festejamos os 100 anos do colégio Santo Inácio.Localizado Nesta rua, ele vai contornando o pé da montanha do morro do corcovado...é uma paisagem maravilhosa.Palmeiras centenárias adornam as suas estreitas calçadas...Nos fundos é a vegetação dessa montanha.O verde é pesado e respirado neste lugar.Eu e minha filha vamos caminhando juntas cumprindo uma das muitas etapas da vida...vamos seguindo...mas o colégio vai passando... vai passar em nossas vidas... logo, ficará só as suas boas lembranças em nossas memórias...

CRISTIN

Cristin
Enviado por Cristin em 19/05/2009
Reeditado em 10/02/2016
Código do texto: T1602350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.