EM DEFESA DA INTERNET

Inspirada na crônica
INTERNET, O BEM E O MAL de Rita Lopes.

Nos últimos anos tenho visto e ouvido muita gente falando "mal" da Internet, como se ela fosse a origem de todos os problemas da humanidade, fiquei feliz quando li a crônica da Rita Lopes, pois trata a Internet e toda a Tecnologia apenas como uma ferramenta, que é como ela deve ser, hoje é uma ferramenta essencial, mas apenas uma ferramenta. Estamos sujeitos a problemas devido o uso da Internet, mas também é inegável a quantidade de benefícios que podemos obter através dela, no meu caso específico, entre os benefícios se encontram o Recanto das Letras, uma forma de divulgas meus textos e meu casamento (conheci minha esposa na web).
Conheci uma pessoa para quem a solução de tudo estava na Internet, arrumaria um namorado, conseguiria um emprego novo, teria as soluções para educar os filhos... Com o tempo foi se decepcionando, apesar de conhecer vários rapazes, e até te beijado alguns, continuava sem namorado; além de não te encontrado um novo emprego, foi demitida do antigo emprego por passar muito tempo na Internet e não cumprir com o seu trabalho; sempre acessava sites onde as pessoas relatavam suas experiências com os filhos e tentava tirar soluções a partir dali, mas seus filhos eram outras pessoas, com outras personalidades e outra história, e ela na maioria das vezes não conseguia êxito se baseando na experiência dos outros...
Na minha página do Orkut tenho este texto que copiei da página de uma amiga:

Alguém me perguntou:
- Você tem ORKUT?
Eu Respondi que SIM.
Outra pergunta:
- Você acha que o ORKUT é um instrumento do diabo para destruir os jovens cristãos?
--> O DIABO sem orkut derrubou EVA,
--> sem MSN Derrubou ACÃ,
--> sem SITES derrubou SANSÃO,
--> sem YOUTUBE derrubou DAVI ...
E continua DERRUBANDO muita gente com ORKUT ou sem ORKUT. TUDO DEPENDE DE QUEM USA!

Quando penso em Internet, às vezes me lembro de minha falecida avó, não, minha avó não usava internet, quando ela faleceu ainda não era uma ferramenta popular, mas sou professor particular de informática e tenho um aluno que completou 80 anos a alguns dias e gosta de ver seu e-mail e Orkut, e usa o MSN para comunicar-se com a filha que mora em outro Estado, a aproximadamente 12 horas de viagem. Mas voltando à minha avó, ela desconfiava um pouco de certas modernidades, o próprio vídeo cassete (ainda não haviam popularizado o DVD) ela usava (assistia aos filmes e programas se alguém gravasse e colocasse a fita para ela assistir), mas achava meio louco aquele aparelho que gravava as coisas com a televisão em outro canal ou, pior ainda, desligada, fico imaginando como ela reagiria em relação à Internet que te permite comunicar com uma pessoa que está do outro lado do mundo, ter notícias do que está acontecendo agora em outra cidade...
Através da Internet podemos também aprender a cozinhar, há alguns anos, em uma manhã que eu estava sozinho em casa, uma pessoa linda (que hoje é minha esposa) me ensinou a fazer arroz em uma conversa no MSN, e hoje ela reclama algumas vezes que meu arroz está melhor que o dela, e hoje recorri a um site para procurar a receita de "Vaca Atolada", está cozinhando enquanto escrevo, ainda não sei qual será o resultado, mas o cheiro está ótimo...
Há aproximadamente um mês e meio, fui a um casamento e saí da igreja revoltado com o padre, de acordo com ele, depois que criaram MSN e Orkut os casamentos não estão mais durando. Sim, eu sei que alguns relacionamentos acabam porque há pessoas que se interessam por alguém que conheceram na Internet, mas como volto a dizer, meu casamento existe porque na Internet que eu conheci minha esposa. E se são o MSN e o Orkut que acabam com os casamentos, o que dizer sobre a esposa de um colega que saiu de casa para morar com um rapaz que ela conheceu durante as caminhadas que fazia para manter a forma? Que culpa teve a Internet naquele caso?
Falam muito sobre casos de pedofilia (um dos crimes da moda) na Internet, mas eu soube a poucos dias de um pai tentava iniciar sexualmente a filha, e foi na maldosa Internet que ele optou por este vergonhoso ato.
Você deve estar pensando "Quem nomeou este louco como Defensor da Internet?", não fui nomeado por ninguém, na realidade defendo meus próprios interesses, gosto de navegar e me incomoda quando vejo alguém (que na maior parte das vezes mal sabe ligar um computador) fica difamando uma ferramenta útil e também o meu lazer.
Uma vez uma amiga me relatou que a mãe vivia criticando a Internet e as pessoas que a utilizavam para fazer amigos, encontrar parceiros... dizia que era impossível conhecer boas pessoas na web... Um dia ela perguntou à mãe o que achava de um determinado amigo, a mãe assustou-se quando ela disse ter conhecido aquele amigo em um chat, e percebeu (não sei se mudou a postura) que é possível conhecer boas pessoas também na Internet.
Não concordo quando dizem que a Internet distancia pessoas, lógico que existem uns malas bitolados que só se relacionam com quem tem e-mail, Orkut, MSN, Skype e afins, mas também existem os internautas que valorizam a família, a amizade, o contato pessoal... pessoas que não deixariam de ir a uma festa para ficar vendo seus scraps no Orkut, ou que recusariam um amigo ou uma namorada por esta pessoa não ter Orkut ou de repente não nem ter computador... Mas da mesma forma, são criadas tribos das pessoas que usam o mesmo tênis, moram no mesmo bairro, seguem uma determinada religião, estudam no mesmo colégio, gostam da mesma música, se vestem da mesma forma. Por que não criticar também, a igreja que só permite que seus fiéis namorem/casem com pessoas que professam a mesma fé, ou o pai que só aceita que seus filhos tenham amigos do mesmo nível social? E aqueles que consideram inimigos os torcedores de um time que não seja o seu...
Fico pensando em alguns "religiosos" que criticam a Internet e quem a usam, se esquecendo de dois detalhes, Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10.34, Romanos 2.11 e Tiago 2.) e esquecem-se também que muitas igrejas, de repente até a denominação que ele (a) frequenta, utilizam a Internet como uma ferramenta para alcançar mais corações.
Você já parou para pensar nas facilidades que a Internet trás a sua vida como o acesso à sua conta no banco, informações e pesquisa sobre um determinado assunto (tenho uma conhecida que toda doença que tem notícias procura no Google informações a respeito), rastreamento de sua correspondência através do site dos Correios, comunicar-se com um familiar ou amigo que está distante por um custo bem menor, comprar produtos que não encontra em sua cidade...
É possível viajar utilizando a internet, há pouco mais de um ano, minha esposa estava com saudades da mãe, moramos em Volta Redonda/RJ e a mãe dela em Amontada/CE, observando diariamente os sites das companhias aéreas fizemos uma pesquisa, até que em uma delas encontramos uma promoção que se encaixava no nosso bolso, e ela pode passar 2 semanas com a mãe, incluindo neste período o dia das mães, aniversário da irmã e seu próprio aniversário, sendo que em seu aniversário ela voltou para casa (era meu pedido em troca das passagens). Em outra ocasião, pretendíamos fazer uma pequena viagem e foi através da home page do Albergue da Juventude que encontramos o local que se encaixava melhor em nosso orçamento.
Em um período em que se fala tanto em diversidade, por que não aceitar que as pessoas utilizem ferramentas diferentes das suas, inclusive Internet?
Ah, eu estava me esquecendo, a vaca atolada está uma delícia, vou comê-la agora, quer provar???