Vamos para Porto Alegre!

VAMOS PARA PORTO ALEGRE!

(crônica publicada no jornal "Diário Catarinense" de 20.05.2009)

O Ex.mo Governador do Estado esconde, ou melhor, guarda uma surpresa magnífica para a Literatura catarinense e, por extensão, para os escritores da terra. Está com ele um convite que veio do Rio Grande do Sul que muito nos honra, dignifica e envaidece. Quer dizer, só pode estar com ele, dados a magnitude do assunto e o fato de a correspondência ter chegado no dia 16 de março às mãos das mais altas autoridades da Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura.

Desgraçadamente continuamos por aqui sem uma Secretaria da Cultura, que trate com propriedade dos assuntos que lhe são afeitos, mas isto não vem ao caso agora. Falemos de coisas boas, as coisas boas que Sua Excelência oculta de nós com tanto zelo e discrição feito segredo de Estado. Ele nos quer fazer, no tempo devido, uma fabulosa surpresa, não duvidem.

Trata-se do seguinte: notícias que vêm dos pampas dão conta de que a Câmara Rio-Grandense do Livro elegeu Santa Catarina o Estado Convidado da 55a. Feira do Livro de Porto Alegre, de 30 de outubro a 15 de novembro (lá eles não só mantêm a numeração sequencial desde 1955 como ainda não se atreveram, como aqui, a chamar o evento de Feira Estadual do Livro). Nossos vizinhos ao Sul nos cedem, de graça, um estande de 18 m2 para comercialização de livros e pedem a presença de escritores e ilustradores, apresentações artísticas, participação de especialistas em mesas-redondas, lançamentos de livros e aparição de autoridades estaduais em algumas solenidades.

O convite assinado pelo presidente João Carneiro lembra que "a praxe, nestes casos, é que o Estado convidado cubra os gastos de viagem de sua delegação, cabendo à Câmara Rio-Grandense do Livro disponibilizar sua hospedagem, alimentação e traslados aeroporto/hotel/aeroporto". Isto, claro, não é problema algum: basta lembrar a quantidade de vezes que o então titular da FCC esteve em Paris durante o ano do Brasil na França. No ano de Santa Catarina no Rio Grande, ali ao lado, os custos de levar um escritor por dia a Porto Alegre são comparativamente ínfimos.

Como o prazo para aceitação formal do convite encerrou-se na sexta-feira passada, dia 15, parece conveniente que nosso querido governador revele enfim a programação que definiu para a Literatura catarinense em Porto Alegre. Não há mais por que manter o mistério sobre o assunto.

(Amilcar Neves é escritor e autor, entre outros, do livro "Movimentos Automáticos", novela, Massao Ohno Editores, São Paulo)

Amilcar Neves
Enviado por Amilcar Neves em 20/05/2009
Código do texto: T1603974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.