O desprezo

Não há um sentimento pior do que esse, é tão ou mais mortal que as armas convencionais (pelo menos elas mutilam ou matam de vez), o desprezo não, igual a um câncer, ele vai aos poucos tirando as suas energias, as suas alegrias, nos petrificando, nos consumindo em um processo lento e insuportável, célula por célula, a sensação é tão ruim, que parece que estão fatiando o nosso coração bem devagarzinho.

Só que a pessoa que está desprezando não sabe que (eu acredito que não), inconscientemente, tornam-se assassinas, frias que punem, maltratam, castigam, justamente aquele que mais a ama (que estranho esse paradoxo???), podem observar os desprezados nunca são aqueles que as machucam, fisicamente ou sentimentalmente, para esses sempre tem uma segunda vez, não consigo entender isso.

Ser desprezado é estar dentro de uma caixinha no fundo de um baú, é ser colocado no fundo da última gaveta, é ser aquele livro poeirento esquecido na estante, aquela camisa velha que não lhe agrada mais, é nunca ser lembrado nos seus dias mais importantes, é esperar aquele telefonema que nunca vai acontecer, começamos a fugir de nós mesmos, não desejo isso a ninguém, nem aos meus inimigos.

Depois de algum tempo muitos começam a criar dentro de si, por estarem sendo desprezados, outro sentimento tão ruim quanto o desprezo, a “vingança”, e esse ao contrário do outro, é passional, subconscientemente, somos dominados por instintos, os pensamentos não parecem ser nossos, buscamos de qualquer maneira devolver, mais de forma violenta e explosiva, tudo aquilo que guardamos durante o isolamento.

Claro que não precisamos chegar ao extremo,também não há uma receita eficiente (aquela que compramos em drogarias), para isso, apenas o tempo pode solucionar, um ano, cinco, dez, vinte anos, não importa, “ELE FARÁ VOCÊ ESQUECER”, mesmo que não queira. Nesse tempo continuará estudando, trabalhando, se divertindo, paquerando, buscando novos amores, lembrando dela todas as noites, tudo normal para nós humanos, "imperfeitos, inacabados e mortais".

O “DESPREZO É UM EGOÍSMO”, é privar os outros de sentirem o amor ou de serem amados, não quero com esse texto (quem sou eu para isso??), tentar melhorar os relacionamentos, promover a volta do casal que um dia já foram apaixonados, ou encontrar soluções para um novo encontro, nada disso!! Neste momento estou apenas expressando em palavras a dor que é ser desprezado, e mostrar para os que usam desse artifício (o desprezo), seja lá o motivo, que não existe nada pior.

Na morte sabemos que essa pessoa não volta mais, então temos aquela lembrança boa e saudável, no desprezo não, sempre estaremos pensado nela e as “N” possibilidades que ela pode estar fazendo, e com um agravante, sempre esperaremos...

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 22/05/2009
Reeditado em 23/05/2009
Código do texto: T1608436
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.