Maria (Shu) e o pé de feijão – crônica de reminiscências

A primeira vez que ouvi a palavra * "tômbola" foi em casa mesmo.Meus pais adoravam jogá-la com os amigos no sábado à noite. A maioria das vezes só por diversão, mas rolava umas partidas a dinheiro também.
 
As “pedras” eram sacudidas num saco de pano e os jogadores marcavam na cartela os números sorteados com grãos de feijão.
 
Eu achava engraçada a maneira como alguns “cantavam” os algarismos: “dois-patinhos na lagoa”, para o 22, “a idade de Cristo” para o 33 (perdoa, Senhor! rsrsrs). E de repente um sortudo gritava: “fiz cabelo e barba”, para anunciar que era o vencedor da rodada.
 
As crianças - nessa época eu tinha uns oito anos de idade - brincavam no quintal, de esconde-esconde e pega-pega. Quando a noite ia avançando, a molecada se rendia e dormia  em qualquer canto, embalada por  Morpheu .Os adultos continuavam no jogo, apenas fazendo pausas para lanchar ou espiar os rebentos.
 
Era quase meia-noite.Eu estava sonolenta, mas não queria perder a atração final do programa "Viva a Noite”: a “Dança dos Passarinhos” .Assim, não consegui impedir que a Danielle, afilhada da minha mãe quatro mais nova que eu,  depositasse um grão de feijão dentro do meu ouvido direito.
 
Levantei-me calmamente e disse: “mãe, a Dani enfiou um feijão no meu ouvido!”.
O jogo encerrou-se na mesma hora.
 
No hospital, o médico disse-nos que meu ouvido seria submetido a uma lavagem.Não me lembro porque eu pude fazer o procedimento na hora.Teríamos de voltar na manhã seguinte.
 
Na volta a casa, minha mãe pediu que o meu pai parasse numa farmácia para comprar uma aspirina.Ela acabou comentando o meu caso com o farmacêutico, como mero desabafo.
 
Então, ele pediu para eu recostar minha cabeça no balcão da drogaria. Com uma agulha ele espetou a leguminosa, retirando-a do meu ouvido (olha que perigo, e se o dito entra mais?!):
 
-Já estava brotando! – exagerou ele.
 
O pior foi que eu acreditei.
 
Sonhava, com um misto de vaidade e medo, que eu era a protagonista do Conto de Fada de Joseph Jacobs e fugia do gigante comedor de gente.
 
Minha imaginação me levava aos céus.E eu ia de carona no pé de feijão.
 


 
(Maria Shu – 23 de maio de 2009)


 
1. tômbola: O mesmo que loto.Jogo de azar, sobre um tabuleiro, com diversas cavidades pintadas com cores várias. Espécie de loto usado nas quermesses ou sociedades, para fins beneficentes, com prêmios em objetos, e nunca em dinheiro. Pl: tômbolas.


2. “Viva a Noite” foi um programa de auditório apresentado por Gugu Liberato no SBT durante a maior parte dos anos 80 e início dos anos 90.

 
3. Conto “João e o Pé de Feijão”.
Maria SHU
Enviado por Maria SHU em 24/05/2009
Reeditado em 04/04/2018
Código do texto: T1611453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.