A danada da vírgula

Edson Gonçalves Ferreira

Encontrar uma vírgula no meio do caminho é pior que encontrar uma pedra. Pode existir uma pedra no meio do caminho, mas não uma vírgula. O caminho fica inviável. Vamos refletir a respeito? Não se separa o sujeito (aquele que comete ou sofre a ação expressa pelo verbo da frase) do predicado (o que se diz do sujeito) com vírgula: "José, Pedro e Maria foram ao cinema, ontem, à tarde. Viram não há vírgula depois de Maria. Existe vírgula depois de José, porque o sujeito nesse caso é composto. Atenção, pois.

Agora, se invertermos a estrutura frasal, ou seja, deslocar os adjuntos adverbiais, pode aparecer a vírgula para mostrar que você alterou a ordem da frase: José, Pedro e Maria, ontem, à tarde, foram ao cinema. O sujeito não está separado do predicado por vírgula. As vírgulas estão mostrando que os adjuntos adverbiais de tempo estão na ordem trocada, entenderam?

Também não se separa por vírgula: o objeto direto: Eu comprei DOCES; o objeto indireto: Eu preciso DE VOCÊ; o complemento nominal: Eu tenho amor POR VOCÊ e, tampouco, o agente da passiva: Eles foram assaltados POR PIVETES. Explico, agora, objeto direto completa verbo transitivo direto; objeto indireto completa verbo transitivo indireto sempre com preposição (O verbo transitivo indireto é sábio, não transa sem preposição como nós não podemos ter relações sem camisinha). O complemento nominal completa nome e, também, exige preposição e o agente da passiva é o termo que comete a ação sofrida pelo sujeito paciente e, da mesma forma, também vem com preposição.

Ainda temos o adjunto adnominal: palavras que acompanham um nome, acrescentando-lhe um dado a mais: A BELA moça comprou camisa LINDAS. Também é separado por vírgula. O adjunto adverbial que expressa: tempo, causa, dúvida, consequência, etc., na ordem direta da oração (Sujeito + Verbo + Complementos), não é separado por vírgula. Na ordem trocada (inversa) pode ser: Exemplos: Ele saiu ontem com Maria e com seus amigos. (ordem direta) Ontem, com Maria e com seus amigos, ele saiu. (ordem inversa). AGORA, MINHA GENTE, ATENÇÃO: o aposto que é o termo da oração que explica outro termo, geralmente, vem depois de vírgula ou entre vírgulas: Collor, O EX-PRESIDENTE, agora é senador.

O vocativo, meus queridos amigos, é ao lado do aposto, o outro termo da oração que, SEMPRE, exige vírgula. Todas vezes que escrevemos uma carta e colocamos o chamamentos: Prezados Senhores, -- viram? -- a vírgula tem que aparecer. Sempre escreveremos assim: José, o sua prova não foi boa. Estamos chamando o José ou falando com ele, entenderam? Agora, eu poderia falar do objeto direto ou indireto pleonástico que exigem vírgula, mas são tão pouco empregados que fica para depois. Afinal, essa aula é de graça. E, agora, vamos rir: estão falando, quase toda hora, na televisão: descobrida, não existe, o particípio do verbo descobrir é descoberto e ele não é ABUNDANTE, ou seja, não tem mais de um partícipio como pagar que tem pago e pagado. Deixa para lá, agora, que estou com fome. Depois escrevo outra aula, não é mesmo? É domingo, dia de ficar de barriga para cima, vendo televisão, assistindo a um bom filme ou escutando boa música ou batendo papo com os amigos. Um abraço.

Divinópolis, 24.05.09

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 24/05/2009
Código do texto: T1611786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.