BRASIL, PAÍS DO: ...

O Brasil tem um costume estranho: o bendito costume de ter se acostumado a ser o país das coisas, assim como se acostumou a ter uma paixão platônica pelas Suas Majestades. São reis e rainhas de todas as formas e tipos: rei do futebol: Pelé; rei da música: Roberto Carlos; rainha dos baixinhos: Xuxa...; e por aí vão as Suas Majestades. Quando alguma Majestade vem visitar o país então... , que reboliço, tudo pára, ruas ficam congestionadas, reforço especial na segurança, tudo para se vê a Sua Majestade, assim é ainda hoje e assim foi no passado, talvez seja saudosismo de nosso tempo Imperial. Somos um povo que proclamou a república, com o povo longe e boquiaberto com o acontecido, para usar uma paráfrase de um contemporâneo do 15 de novembro de 1889. Ainda hoje a antiga família imperial leva sua mesada, seus títulos, e de certa forma, tenta voltar aos seus tempos de glória. Ah, quem dera se tivéssemos uma Majestade, parece que ouço de muitos dos transeuntes que encontro pelas ruas.

Mas deixamos esse papo saudosista para um outro momento, foi apenas um breve comentário, só para deixar um pequeno registro. O que quero deixar registrado nesse momento, de verdade, é que o Brasil tem como característica ser o país das coisas. Já pensou de tantas coisas o nosso Brasil é país? Quem foi o país do algodão e do ouro, lá pela época colonial? Brasil; país do café, lá pela época imperial? Brasil; país da borracha, milho, soja, suínos, frangos, bovinos... já na república? Brasil; e país dos três orgulhos nacionais: carnaval, samba e futebol? Brasil. Mais recentemente, com nossas ótimas equipes, tanto masculina, como feminina, na quadra ou na areia, o Brasil se tornou o país do que? País do vôlei. E olha que essa lista não para por aí, ela segue adiante. O Brasil é o país de todo tipo de coisa, sempre anda em busca de um título a mais.

Texto completo no Blogger http://verbossoltos.blogspot.com/

Israel Goulart
Enviado por Israel Goulart em 24/05/2009
Código do texto: T1612432
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.