TEXTO DE HUGO STUDART INSPIRA A CRIAÇÃO DE UM SONETO

Lendo a coluna do jornalista, historiador e cronista Hugo Studart, no blog, Jornal da Besta Fubana, com o título “Zé Rodrix me deu um livro e depois morreu”, me veio a ideia de escrever um poema relacionado ao seu texto.

Nesse artigo, Hugo declara que o escreveu “só para registrar que a vida, grata e generosa, sempre nos apresenta oportunidades de crescimento. E que por razões diversas, ou sabe-se lá por quais vacilos, deixamos a chance passar. Rodrix foi uma dessas oportunidades por mim perdidas. Ele deu vários indícios carinhosos de que gostaria de se aproximar de mim. Agora não dá mais, azar o meu.”

O texto de Hugo Studart é extraordinário. E não poderia ser diferente, tendo em vista a sua competência e experiência profissional. Mas, o referido artigo vai além do imaginário, pois ele conta em detalhes, as diversas vezes em que foi convidado por Rodrix para almoçar com ele, para ir ao lançamento de um de seus livros e para visitá-lo em São Paulo. Porém, Hugo não atendeu aos convites, sempre deixando para depois.

Após a leitura desse texto, escrevi um soneto intitulado "Um adeus como resposta", coisa que há tempos não fazia, para o qual pedi a correção da métrica ao meu amigo, grande poeta Dedé Monteiro, que gentilmente, corrigiu um erro existente no primeiro verso e me mandou o seguinte comentário: “Poeta Ismael, o seu soneto está muito bom. Pode voltar a produzi-los”.

Este soneto já está publicado aqui, no Recanto das Letras.

Recife, 24 de maio de 2009