BOTAFOGO: o cemitério São João Batista

Vivendo a história...V

Hoje farei uma caminhada até o cemitério de São João Batista.É isso mesmo,irei a pé porque aqui no bairro tudo é muito perto e por isso tudo está a seu alcance.Tenho esse hábito de ir no dia 25 de maio porque é o aniversário do meu irmão e me sinto bem em dar uma passadinha por lá.Mas também vou no dia de finados e quando há necessidade de alguma despedida de allgum amigo ou parente. O cemitério de São João Batista não é um lugar feio,nem o vejo como um lugar triste.É muito familiar e querido.Ele inclusive é atração turística nesta cidade e muito visitado diariamente,inclusive tem as corriqueiras filmagens de novelas que fazem parte do seu cotidiano.

Fazendo parte da paisagem do bairro de Botafogo e administrado pela Santa casa de misericórdia foi inaugurado em 4 de dezembro de 1852 ,ocupando uma área de frente para a rua General Polidoro de 333,5 metros,estendendo-se desde essa frente até as vertentes do morro também chamado São João Batista.Tem 183.123 metros quadrados e a sua lateral dá para a rua Real Grandeza que desemboca no túnel que chamamos de "túnel velho",que dá acesso a Copacabana.Fica assim "no pé do morro".

Antigamente, este terreno do cemiterio era uma chácara chamada de Berquó,onde passava também um rio.Era chamado " caminho do Berquó" sendo considerada uma das primeiras ruas do bairro e a que deu origem à rua General Polidoro.

É um dos mais ornamentados cemiterios Brasileiros com centenas de ricas capelas e artisticas sepulturas.No centro há uma capela dedicada a São João Batista.Mas o que chama mesmo a atenção na sua arquitetura é a sua Portaria principal,com um portal monumental assim como os seus gradis cujo projeto foi do engenheiro Bettencourt Silva.

Passar pelo São João Batista é rever também a nossa história em todos os seus setores pois é ocupado desde muitos presidentes do Brasil até pessoas comuns do lugar.Aqui estão os belos túmulos, como por exemplo, de Carlos Drummond de Andrade,Carmen Miranda,Heitor Villa Lobos,José de Alencar,Machado de Assis,Nelson Gonçalves,Nelson Rodrigues,Olavo Bilac, Oscarito, Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Tom Jobim , Vinicius de Morais,Rachel de Queiroz, Pio Torelly(herói da marinha do Brasil) ... ... e muitos e muitos outros que fizeram a nossa história politica e cultural.

De lá se tem uma bela vista dos morro do corcovado com o cristo Redentor e de todos os outros morros que circundam Botafogo.

A inauguração do São João Batista é um marco na historia não só de Botafogo mas sim do Rio de Janeiro e foi um dos primeiros sem distinção de classes.

Pena que não está lá o túmulo do Rei D. João VI, o homenageado deste ano no Rio, para que pudéssemos também fazer uma visita como prestação de homenagens, por tudo que fez por esta terra brasileira o que somos agradecidos.Colocaria uma flor no local que ele estivesse, mas mesmo assim, aqui vai uma para ele esteja onde estiver.

CRISTIN Rio,25/05/2009

Cristin
Enviado por Cristin em 25/05/2009
Reeditado em 10/02/2016
Código do texto: T1613312
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.