MÃE: FUNÇÃO BIOLÓGICA OU SOCIAL?

Tradicionalmente, diz-se que a mulher só atinge sua plenitude quando se torna mãe, que o instinto maternal nasce com ela e que não satisfazê-lo seria o ápice da frustração. Há porem, quem discorde desta posição, dizendo que a famosa necessidade de ser mãe é mais um dado cultural do que uma necessidade biológica É um dado cultural porque as mulheres são criadas ouvindo dizer que um dia vão ser mães e quando casam, todos os que lhe são próximos, cobram essa função. Teorias à parte, não podemos negar o papel que representam na sociedade. Boas mães fazem de seus filhos e filhas, pessoas dignas e emocionalmente saudáveis.Até no ato de entregar um filho para adoção, pode-se inferir um ato de amor. A renuncia ao filho está na certeza de que a criança estará melhor com outros do que consigo. Disse o poeta: filhos, melhor não tê-los, mas já que os temos, não dá para abrir mão deles. Ser mãe é o maior ato de amor que uma mulher pode dar ao mundo. Feliz daquela que compreende essa verdade e assume isto como missão. E aqui afirmamos não importa se é um dado cultural ou biológico, ser mãe é o momento máximo na vida da mulher. N isso, o homem jamais poderá igualar-se a ela. Somente a ela, cabe essa glória!

CONCEIÇÃO GOMES