Outros momentos
 
Foi no primeiro dia do mês que as Meninas Cantoras de Lavras comemoraram o seu primeiro aniversário. Há pouco mais de um ano elas não eram nem pensamento e hoje encantam a todos com a beleza de suas vozes agrupadas e com a beleza própria da idade. A comemoração do aniversário foi, oficialmente, durante uma Missa em nossa magnífica Igreja do Rosário, tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN e recentemente restaurada. Elas participaram da missa fazendo o que estão sendo treinadas para fazer: cantando. Em uma situação dessas o sentimento dominante sempre é a emoção. Poucos dias depois elas partiram para a sua primeira viagem longa: Brasília, onde se apresentaram. Não deu para ir junto vivenciar essa nova emoção, viver esse momento. Afinal, doze horas em um ônibus, indo e voltando em um fim de semana não é para qualquer idade, principalmente com o pé imobilizado. Fiquei aqui mesmo torcendo, esperando a chegada das notícias dos louros. Bem, elas foram e voltaram, como já tinham ido e voltado para cidades mais próximas e também para Petrópolis, onde cantaram na Catedral, com suas madrinhas, as Meninas Cantoras de Petrópolis, cuja visita a Lavras deslanchou todo esse processo de encantamento. Mas o mês foi correndo e o tempo passando e como elas agora moram longe de mim só fui revê-las segunda feira durante a abertura da Conferência Intermunicipal de Educação. Elas abriram a conferência, com mais de trezentos participantes vindos de vinte e quatro cidades diferentes para se juntarem a nós. E ali, ao som do Hino Nacional e do Hino de Lavras elas deram uma pequena mostra de seu crescimento que culminou com o solo de Aline, uma linda menina negra de nove anos, que fez uma apresentação que colocou no chinelo muitas cantoras gospels dos USA. Show de bola que deveria ser colocado no YouTube. Emocionante também a apresentação em Libras do Hino Nacional e do Município pelo grupo de Deficientes Auditivos assistidos pela Secretaria de Educação e Cultura. Com orgulho digo que o Departamento de Cultura colaborou ativamente para o colorido dessa conferência. No amplo pátio da Escola erguiam-se as barracas da ALAC com seu diversificado artesanato. Embora em nossa cidade não tenhamos um artesanato que se possa chamar de próprio, os nossos artesãos primam pela diversidade e pela qualidade que se aprimora cada vez mais. No dia seguinte, um novo momento, uma nova emoção. Um grupo seleto dos Valores de Lavras se apresentou frente ao público de educadores com seus tambores artesanais, tendo a frente o Mestre Diego. Maio tem se mostrado um mês repleto de bons momentos.