O VENTRÍLOQUO MUDO

Martinez era um ventríloquo conhecido em todo mundo. Gordo, de rosto redondo, vermelho, grandes bigodes, sobrancelhas fartas e dois olhos miúdos que nada deixavam passar. A testa larga dava-lhe ares de grande inteligência. Trajava-se a carater sempre. Mas, às vezes vestia-se de acordo com o lugar e a ocasião.

Gostava do que fazia. Fazia todos rirem, principalmente a garotada.

Ganhava razoavelmente bem, pois dava para fazer umas economias.

Sempre que chamado, Martinez se apresentava, fosse onde fosse.

Nas altas rodas, nos circos populares e, muitas vezes, nos hospitais.

Era aí que Manoelito era o mais engraçado possível.

Manoelito era o boneco falante. Muito engraçado, de grandes olhos que sempre sorriam, nariz muito afilado, grandes orelhas que nos davam a impressão de tudo escutarem, rosto rosado e lábios de uma agilidade única. Chapéu verde, camisa branca, sapatos redondos, calça curta, verde, com suspensórios, eis a sua indumentária.

Certo dia, ao acordar, Martinez notou que não conseguia falar. No início foi um grande susto, mas depois de recorrer ao médico ficou sabendo que estava irremediavelmente mudo. Logo ele que vivia de sua voz. Que ironia do destino.

Mas, Martinez não era homem de se abalar facilmente. Como dizia ele: "Meu nome começa com MAR e eu tenho que ser igual ao mar." Não vou ficar parado. Tal como o mar vou continuar me movendo, ir de encontro aos rochedos da vida.

E ficou a pensar numa saída. Não sossegava e, de tanto pensar, acabou por encontrá-la. Para tal havia que se recolher à sua casa no interior. E, assim, para lá retirou-se.

Foram treze meses ininterruptos de duro treinamento. Sábados, domingos e feriados. Pela manhã, à tarde e à noite. Mas, no fim, chegou lá. Conseguiu!

Belo dia para espanto de muitos, eis que se anuncia a volta de Martinez e Manoelito - a dupla inesquecível. Para deleite dos aficcionados da nobre arte e dos que, simplesmente, gostam de rir e acham graça nas coisas simples. Enfim, uma surpresa agradável para seu grande público.

E começaram as especulações: "Voltou a falar", "Ficou curado", "È jogada de marqueteiro?" Ninguém sabia!

O grande dia. Martinez se apresenta junto com Manoelito. A platéia vem abaixo de tanto rir. Impecável apresentação!

Mas como o boneco falava?

Bem, aí é que entra o segredo da estória. Durante treze meses Martinez terinara um... papagaio.

O papagaio era colocado no interior do boneco falante Manoelito e, pelas hábeis mãos de Martinez o papagaio "falava pelos cotovelos", fazia e respondia perguntas com muita naturalidade e inteligência. Um sucesso! Até Martinez não esperava tanto.

Os bons tempos estavam de volta. Martinez fazia o que mais gostava. Fazia todos rirem. A vida é boa, pensava em altas vozes.

O quê? Como ele treinou o papagaio?

Quando voce ficar mudo amigo leitor eu te digo.

FARNEY MARTINS
Enviado por FARNEY MARTINS em 27/05/2009
Código do texto: T1617415
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.