Malas - e maletas. Em Brasília, 19:00hs...

Malas - e maletas. Em Brasília, 19:00hs...

(Mala, escândalo, grampo, Satiagraha, corrupção, Brasília, Goiânia, GYN)

Não gosto muito de crônica política. Mas, a coisa anda tão estranha e hiperbólica, em Brasília, que, meses atrás, resolvi escrever umas linhazinhas a respeito e, que acho atual. Lá vai...

.....................................................

Na capital federal, só se fala em maleta. Aliás, pelo que se vê no noticiário o que não falta é, mala - e maleta, em Brasília.

Chega ao ponto de alguns "malas" ocuparem pastas e, parecem muito, muito confortáveis. Tanto que parecem grampeadas às cadeiras...

Agora andam falando justamente de um rolo de investigação, maletas e, grampos.

"As maletas estão aptas a grampear" diz, um Ministro. O óbvio é que falta maleta, para tanto grampo.

Acompanhemos um diálogo de dois tipos, nos subterrâneos de Brasília, a respeito:

- Me passe a maleta, quero verificar se ela pode grampear...

- Epa!, isso aqui é uma mala, não uma maleta...

- Deixe disso, seu "mala" e, me passe logo essa maleta!

- Maleta, não. É mala. E eu sou um araponga!

- Espertinho, hein? Ok - sua mala pode grampear?

- Como assim? É uma mala e, não, um grampeador...

- Na Comissão, você vai cantar direitinho, araponga...

- Tem comissão nesse negócio? Ninguém me avisou que tem comissão nesse negócio...

Pano. Rápido...