Uma boa oportunidade

Quando temos um filho, passamos a olhar o mundo de maneira diferente.
Costumo dizer, que com a chegada do bebê, necessitamos reestruturar a nossa vida, mesmo porque durante uma boa parte dela, passaremos a viver em prol do filho (a) que acabou de chegar.
Geralmente, quem chega é que se adapta ao ambiente. Nós mães, fazemos exatamente o contrário. Aliás o ser humano é o único ser vivente que inverte os papéis.
Quer ver, observe os animais. Por mais adversas que sejam as circunstâncias, o filhote, quando nasce, é quem se adapta ao ambiente.
Na vida dos filhotinhos a história está escrita, na vida dos humanos, digamos que um livro novo começa a ser escrito, pois nos é entregue um livro de páginas completamente limpinhas onde iremos escrever e gravar exatamente o que queremos, pelo menos nas primeiras páginas.
Está comprovado cientificamente, que boa parte da personalidade das crianças é formada a partir do comportamento dos pais e ou dos adultos adultos mais próximos. Tudo o que eles ouvem ou vêem fica registrado no cérebro. Pois bem, esse é o momeneto em que devemos fazer a diferença.
O que quero dizer, é que podemos ajudá-los a criarem bons hábitos ainda na infância.
O simples fato de lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, tomar bastante água, ler uma revistinha ou apenas folhear, é importante que a criança veja o pai, ou a mãe fazendo pois nessa idade, é mais fácil repetir ou imitar. Assim sendo, sugiro que a familiarização com letras e números, só por brincadeira, e de vez em quando certamente ajudará quando chegar a hora de aprender a ler e escrever.
Lembrando que maus exemplos também ficam gravados, é bom evitar atitudes desagradáveis que não queremos que os rebents imitem.


http://www.ameliaaragao.recantodasletras.com.br

Amélia Aragão
Enviado por Amélia Aragão em 27/05/2009
Reeditado em 29/05/2009
Código do texto: T1618648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.