Alerta:Como confiar em um médico?



Vinha notando há tempos que minha voz estava sofrendo alterações. Sou professora e a voz é um dos meus instrumentos de trabalho.
Ontem ( 27/05/2009), depois de dar quatro aulas, a voz sumiu. Relutante, procurei um médico do convênio ao qual pertenço.
Confesso que não gosto de ir a médicos, vou contrariada. E foi com este sentimento, que adentrei o consultório do doutor em questão (nome omitido por questões éticas).
Não fui examinada e apenas questionada se sofria de asma. O dito doutor prescreveu-me corticóides.Disse que minhas cordas vocais estavam inflamadas. Quem sou eu, para questionar um profissional da saúde, mas meu anjinho da guarda soprou-me algo ao ouvido.
Perguntei ao médico se não haveria contra-indicação com a medicação antidepressiva que faço uso.
Em primeiro lugar, ele desconhecia o medicamento. Foi consultar um livrinho e não encontrou o nome do tal remédio.
Olhou-me com aquele olhar cáustico e disse:_A senhora deve tomar isto e pela manhã sua voz terá voltado!
Eu não disse mais nada. Saí dali reflexiva e preocupada. Fui até o outro convênio, para ouvir uma segunda opinião.
O segundo médico examinou-me, fez algumas perguntas de praxe, mediu a pressão ( que a esta altura já estava em 15/08).
Encaminhou-me a um otorrinolaringologista, dizendo que não tinha muitas condições de avaliar melhor o meu problema. Receitou apenas um analgésico para a dor.
Hoje, fui ao médico indicado (a consulta rende uma crônica de humor).Este também examinou, fez as perguntas de praxe e também uma vídeo-endoscopia das cordas vocais.
Não era câncer, nem nódulos. Era um refluxo de ácido clorídrico, vindo do estômago. Como não tinha azia como sintoma, jamais poderia imaginar que esta fosse a origem do problema vocal.
Voltando ao primeiro médico... Se eu tivesse tomado a cortisona, ao invés de melhorar, meu estado teria se agravado, pois um dos efeitos colaterais dos corticóides é o aumento da acidez estomacal, sem contar com a retenção de líquido e conseqüente aumento da pressão arterial.
Então, agora, eu me pergunto: Como confiar em um médico?
Se eu tivesse seguido a prescrição médica do primeiro doutor, eu estaria com mais ácido clorídrico no estômago e com a pressão arterial nas nuvens.
Bendito anjinho da guarda! Alias, obrigada, amigo!Havia esquecido de agradecer-te!




PS: fico pensando naqueles que não têm convênio médico e são atendidos pelos SUS, onde cada "consulta" dura 3 minutos.


http://1.bp.blogspot.com/_mJhfw8Pw8gU/RuVc4_AOamI/AAAAAAAAAMs/ehIpuinALhI/s400/interoga%C3%A7%C3%A3o.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_GWwr5vVpWB4/SXuiz07iDVI/AAAAAAAAA14/3a7d8OdsqKI/s400/anjo.jpg