"O FUNK DE JESUS" Crônica de: Flávio Cavalcante

O FUNK DE JESUS

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Eu sou de um tempo que casa de oração, era um âmbito de respeito e silêncio. As músicas eram suaves aos ouvidos e o povo tinha quase como obrigação ir ás igrejas todos os domingos. Todos fiéis usavam suas melhores roupas para ir ao local que se tratava de muito respeito e dedicação ao criador.

Ao chegar no local, todos entravam caladinhos e bem devagarzinho, pisando leve para não fazer barulho em sinal de respeito. Primeiro se benziam e depois se ajoelhavam, oravam e depois sentavam em seus bancos pra ouvir as palavras do evangelho. Assim era um ritual todo o domingo. A religião predominante era a católica.

No meio da santa missa, um membro da igreja, chamado “COROINHA” (Sacristão). Passa um funil feito de flanela pra colher a oferta que seria dada por quem quisesse e pudesse.

Os tempos mudaram repentinamente da água pro vinho e a casa que era de todo respeito, virou um âmbito de algazarra e muita dança. Segundo eles pra puxar os jovens pra casa de “DEUS”.

Essas legiões se multiplicaram da noite pro dia tem nomes diferentes. Hoje em dia se ver em cada esquina, um casebre com apenas duas cadeiras, dizendo ser uma igreja.

Todos a espera de um pastor que vem de uma sede. Enquanto isto as músicas com ritmos de velocidade máxima e decibéis acima do limite que o ouvido humano suporta, fazem parte da casa que eles chamam ambiente de oração.

São casas normais de família que no final de semana se transformam em ambiente deste tipo.

Um dia vai um grupo de forró louvar o nome do “SENHOR”. Todos vão caracterizados pra o show de Jesus. As irmãs já ficam logo ouriçadas procurando o seu par, pra dançar o louvor ao senhor. Todos prontos pra começar. Primeiro levanta um que diz “ENTENDER DO ASSUNTO REFERENTE Á BÍBLIA”. E faz uma pregação nada a ver e todos do mesmo quilate dizem Amém e dão glória a algo que eles mesmos nem sabem do que se trata. O forró canta solto dentro da igreja e as irmãs dançam e pulam como se estivessem recebendo algum tipo de entidade. Tudo em “ADORAÇÃO AO SENHOR”. Ficam todos alucinados parecendo débeis mentais. Os participantes da banda todos foram frutos do mal. O guitarrista saiu recentemente da condicional por assalto á mão armada. O baterista, alcoólatra inveterado. A cantora foi presa por passar calote. Agora estão elevando o nome do “SENHOR”.

Chega o tão esperado o pastor, e a empolgação é mais intensa quando os simples irmãos, tocam louvores com mais fervor pra chamar a atenção do dito cujo pastor que desce do seu carrão importado, já com alguns carnês na mão pra doar a algum novo irmão necessitado de uma palavra, e está sentado na primeira fila da dita igreja guiado por componentes do local.

Já é anunciado o show do próximo dia. O FUNK DE JESUS. Os irmãos euforicamente aplaudem o pastor, que sem querer já começa a fazer alguns passinhos.

A conversa é a mesma. A nossa igreja está ficando pequena e precisamos comprar um lugar maior. Mostra os carnês e depois de uma lavagem cerebral intensa distribui para os humildes fiéis que pegam felizes na intenção de tirar o que não tem para fazer doação pra Jesus.

Ficam tão cegos que não enxergam o carrão que o pastor chegou pra evangelizar.

Dentro da igreja quantos deixaram de comer naquele dia, pra doar pra Jesus uma mísera quantia. Não sabem eles que o carro do magnata, não anda com água e o IPVA é muito caro. O condomínio na zona Sul da cidade é montanhoso e ele não pode deixar de pagar pra não passar constrangimento perante seus vizinhos de muita grana.

O funk de Jesus, foi inventado por um pastor de uma outra igreja e deu muito certo. Muitos jovens hoje estão dispostos a contribuir com os dez por cento do mísero salário que alguns passam o mês ralando pra ganhar em empregos de contratos.

Soube que um pastor estava preste a perder o emprego, pois não conseguiu atingir a meta de fieis no mês. E foi ele quem inventou o funk de Jesus pra atrair estes jovens...Mesmo assim não deu certo. Acabou perdendo o emprego e foi bater na porta de outra igreja, dando seu testemunho uma contra a outra.

E VAI DESCENDO ATÉ O CHÃO...

E as irmãzinhas lá na marcação descendo até o chão e gritando... “Ô GLÓRIA”

É assim que ocorre nas igrejas evangélicas de hoje. Pra ser pastor tem que vender o produto “JESUS” e tem que bater uma meta, se não eles perdem o emprego, pois está deixando o pastor em maus lençóis perante a sociedade, sem ter dinheiro pra pagar sua vida pessoal.

Caro amigo leitor.

O mesmo Deus de lá está dentro da sua casa também. E este Deus vai te ouvir muito mais se você fizer uma caridade de pelo menos ajudar alguém com uma palavra amiga e até mesmo uma cesta básica se for necessário e você ver que a pessoa a ser doada merece.

É LAMENTÁVEL ISTO QUE FAZEM COM UM NOME TÃO MAGNÍFICO. O HOMEM QUE REVOLUCIONOU O MUNDO E TRANSMITIU TANTA COISA BOA PRA HUMANIDADE QUE FOI O GRANDE MESTRE

JESUS

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 29/05/2009
Código do texto: T1621610
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.