Emanuel, o generoso

EMANUEL, O GENEROSO

(crônica publicada no blogue "Sambaqui na Rede 2" em 27.05.2009)

O Emanuel é um sujeito que vez por outra surpreende os amigos e admiradores. Ele é, pois, um cara surpreendente, e não apenas por causa da sua combativa literatura. Nela, ele revela uma preocupação e uma ternura superlativas pelos mais desafortunados, pelos desassistidos da sorte e dos governantes. Em sua ficção, Emanuel brada o grito do seu inconformismo e do inconformismo dos cidadãos conscientes, de todos nós que prezamos os valores imorredouros do humanismo - sob pena da morte irrecorrível da civilização.

Quando lancei meu primeiro livro, em 1979, uma coletânea de contos, Emanuel já era um dos maiores e mais importantes nomes da Literatura catarinense. Um parâmetro disso foi a edição de um livro seu pela Ática, de São Paulo. Uma prova indiscutível de qualidade, o reconhecimento da sua ousadia, da sua inovação nas letras brasileiras.

Pois, com tudo isso, naquele ano o Emanuel me surpreendia: ele foi um dos primeiros autores locais a, generosamente, me receber como escritor, a este desconhecido que surgira do nada um ano antes publicando crônicas no jornal "O Estado".

Mais tarde, ilhéu até a medula da oitava geração, Emanuel tornava a nos surpreender: não pelo fato de ir trabalhar em Brasília, mas pela circunstância de lá se fixar desde tantos anos. Claro, ele conhece melhor do que nós o feitiço da Capital Federal: depois de dois anos por lá, ninguém mais quer saber de retornar às origens. Decerto porque, lá, é o lugar em que as pessoas se sentem verdadeiramente brasileiras.

O que não mudou, não muda nunca, é o largo e generoso coração do Emanuel, esse amigo fraterno.

(Amilcar Neves é escritor de umas coisas por aí)

(O blogue "Sambaqui na Rede 2", do jornalista Celso Martins, mora no endereço http://sambaquinarede2.blogspot.com/2009/05/emanuel-lanca-olhos-azuis-na-ufsc.html)

Amilcar Neves
Enviado por Amilcar Neves em 30/05/2009
Código do texto: T1622521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.