Ser solteiro

Edson Gonçalves Ferreira

Nossa sociedade ainda não acordou que, atualmente, aumentou o número de pessoas que vivem sozinhas, sejam elas solteiras, viúvas, desquitadas, divorciadas, sacerdotes, freiras, etc. E, dessa maneira, a sociedade também não se preparou para atender a essa grande parcela da sociedade que, tendo um padrão de vida bom ou muito bom, às vezes, fica sem opção até na hora de comprar.

Para começar, vejamos o problema das festas: geralmente, enviam um convite só para a pessoa que mora sozinha e se esquecem que, normalmente, elas não querem chegar desacompanhadas numa recepção, principalmente as damas, mas os homens também querem alguém para conversar. Assim, muitas pessoas declinam-se do convite feito, não por não valorizá-lo, mas para não ser chato e deselegante, pedindo outro convite. Como vários amigos e várias amigas já nos contaram. Fora a gafe de mandar um convite só para quem é casado, só porque um deles é autoridade e a outra pessoa não.

Comprar alimentos congelados é um problema sério, porque a indústria também, no Brasil, não contempla essa fatia do mercado e só oferece refeições duplas. As agências de viagem, no Brasil, perdem clientes, porque não oferecem quarto de solteiro a não ser que a pessoa pague quase que o mesmo que um casal paga o que, na verdade, é um absurdo!

Pessoas solteiras, raramente, são convidadas para ser padrinhos ou madrinhas de casamento. Isso é um ponto positivo, porque aí você pode dar uma lembrancinha mais simples e, por outro lado, quando se trata de casamento na família, soa como descaso e isso fere.

Pouca gente, no Brasil, porque na Europa e nos Estados Unidos é diferente, percebem que os solteiros ou os(as) viúvas têm um padrão de vida melhor e, portanto, são um filão que não é explorado. Ser solteiro não é castigo e, tampouco, significa que a pessoa não conseguiu “a tampa da panela”. Quantas pessoas vivem acompanhadas, mas nem sempre bem acompanhadas e, às vezes, vivem juntas só para fazer o modelinho socialmente correto!

Quem escolhe viver só é porque sabe que dá conta de viver sozinho; sabe que ele ou ela é bom(boa) companhia para ele/ela mesma. Ser solteiro não significa que a pessoa não ame ninguém, que não tem que a ame ou alguém para beijar. Afinal, os solteiros só dormem sozinhos quando querem, porque bem cuidados, têm muita gente que os deseja. Agora, o solteiro pode levantar de madrugada, ligar televisão, entrar na internet, tomar um vinho, ligar para alguém que goste, sem dar satisfação a ninguém.

Antes que alguém diga que a pessoa solteira e que mora sozinha, vive na solidão, engana-se. Conhecemos vários casais onde os dois são solitários, porque a relação já terminou há anos e anos. E quem casou, pode ficar a qualquer hora viúvo(a) e ter que morar sozinho, não pode? Quanto a morrer sozinho, alguém conhece alguém que morreu acompanhado? E, para terminar, não consta que o maior homem da humanidade: Jesus, fosse casado, consta e sozinho Ele nunca esteve, porque tinha Deus no coração, como todos nós, os solteiros, temos.

Divinópolis, 30.05.09

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 31/05/2009
Código do texto: T1624096
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.