Portugal Pequeno

Muito antigo local de Niterói, o bairro da Ponta d’Areia é conhecido também com Portugal Pequeno.

Espremido entre o mar e a montanha da Penha, o local é antigo, casas seculares e população ainda de portugueses ou descendentes. A atividade principal do lugar é a indústria naval, uma das mais ricas e prósperas do país.

Não se pode desprezar a pesca. Traineiras, canoas e pequenos barcos têm ali seu fundeadouro seguro.

Esta é a vista geral. A particular é muito diferente. O bairro é tranquilo, pois tem só dois acessos. Uma rua e o mar. A única espécie comum de crimes lá praticada é a briga entre os que abusaram da bebida alcoólica.

Portugal Pequeno tem marca indelével. Quem quiser provar as melhores iguarias da terrinha, o lugar é este. Ao longo do cais, margem oposta ao mar, encontram-se bares e principalmente uma série de restaurantes que disputam quem é o melhor na preparação dos pratos de além-mar.

Como não poderia deixar de ser, o forte é o bacalhau. A disputa é grande, tanto nos bolinhos como no prato do peixe com batatas, cebola, pimentão e outros ingredientes, na hora de comer regados de azeite extravirgem.

Quem pensa que é só comida portuguesa está enganado. As melhores feijoadas que em muitas cozinhas famosas são preparadas, em Portugal Pequeno encontram outras rivais bastante sérias. A relativa pobreza do bairro é só aparente. Velhas casas, todas muito bem cuidadas e limpas, mantêm uma tradição da Vila Real da Praia Grande, Nictheroy e hoje Niterói, a única cidade brasileira fundada por um índio, Araribóia, que durante a invasão francesa ajudou com sua tribo na expulsão dos de aqui queriam estabelecer a França Antártica, ganhou a terra onde vivia.

Como nem tudo são flores, um acontecimento brutal, ocorrido há poucos anos atrás, faz-me lembrar do amigo que quando tocava violão, silenciava os presentes. Em Portugal Pequeno há outra tradição, mostrando a riqueza do lugar. É a roda de choros. Exímios instrumentistas choram mesmo, em noites agradáveis das sextas-feiras.

Foi numa dessas que a tocaia se armou. O violonista havia sido policial longos anos. No interior do seu carro, tendo por companhia apenas o seu violão levou tiros mortais. Vingança.

Até hoje, seu nome é lembrado no pequeno e digno bairro niteroiense.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 31/05/2009
Reeditado em 31/05/2009
Código do texto: T1624698
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.