CRÔNICAS I

Há poucos dias, conversava com meu cliente sobre comportamento humano. Nesta conversa, de vários enfoques que tratamos, ele me disse de uma passagem bem natural, talvez um pouco humorística, de um certo senhor, velho amigo dele.

Segundo meu cliente, o velho amigo dele queixava-se de muitas dores nas costas, com um caminhar bem lento, trocando passo, bastante devagar, comparava-se a uma tartaruga daquelas bem velhinhas, que talvez fazia na média de um quilômetro por hora ou menos que isso.

João, era o nome do velho amigo de meu cliente, passeava, a passos lentos por uma estrada, no sítio de seu primo. Mal conseguindo caminhar, passou por um pontilhão e observava genuinamente a paisagem, da qual era maravilhosa. Observava as árvores, que se alegravam pelos cânticos dos pássaros, observava o capim alto e alguns pássaros que comiam suas sementes e outras observações de costume.

Mal caminhou uns cem metros, deparou-se um boi ( também chamado marruás, em minha região), que balançava a cabeça, esfregava as patas na terra, que bufava muito e o mirava para investi-lo. João sentindo-se naquela situação, não deu outra: saiu correndo, arrebentando espinhos, galhos de árvores, capim e outros mais “no peito” e em poucos minutos já havia cruzado o pontilhão, sendo seguido fielmente pelo boi. Então seu amigo perguntou das dores e dos passos curtos e outros problemas enfrentados por João e João disse que na hora do aperto, não existe nada.

Assim, como João, no exemplo acima, muitas pessoas tornam-se falsas em suas atitudes, em seus afazeres e em suas vidas. Não é à toa, que muitos finjam estar com problemas na vida social, na vida conjugal, no trabalho e na família, mas são falsos diante deles próprios, porque é no momento mais difícil que o ser humano corre.

Parar, pensar, refletir são ações que todos devem seguir. Pensar no amanhã, projetar o futuro, analisar as finanças, repensar um pouco em sua própria vida. Assim, tais ações deixam o indivíduo fortalecido para uma nova esperança e um novo ânimo de vida.

Estude, porque o verdadeiro conhecimento está nos estudos. São eles que ditam o progresso, o fortalecimento de novas metas, a honestidade, a lealdade e o futuro de um verdadeiro homem.

Hoje, João, do exemplo, correu e deixou para trás suas dores nas costas e seus passos pequenos, por causa de um boi. Neste momento, não seja um “João”, mas seja forte, firme, compreensivo e inteligente para sentir que o momento é agora, que suas ações devem basear no princípio de que você é forte e decisivo em novas idéias.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 31/05/2009
Reeditado em 08/10/2016
Código do texto: T1625681
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.