Neguinho bom dia...

Neguinho bom dia...

(Goiânia, GYN, Neguinho bom dia, trabalho, jornada dupla, frentista, simpatia, Av. Portugal)

É assim mesmo que ele se apresenta e, prefere ser chamado: "Neguinho bom dia" - é uma espécie de marca pessoal. Baixinho, magro, cabelo sempre aparado, cortado no estilo dos pagodeiros e, um jeito todo próprio de atender.

Todo dia pela manhã, lá está ele, firme no trabalho de frentista, no posto de gasolina da esquina da Avenida Assis Chateaubriand com a Avenida Portugal. E todo dia, vem com a mesma disposição e simpatia: se aproxima, estende a mão, cumprimenta com um caloroso bom dia. na saída, fala das promoções do posto de gasolina e, depois, deseja sucesso no trabalho.

A cada vez que passo para abastecer, tiro um tempinho para conversar com ele, rapidamente. Depois da introdução, falamos do dia a dia, das coisas da vida.

Agora, já sei que ele é um sujeito determinado a atingir seus objetivos (a casinha que vai construindo, por exemplo) e, que, por isso mesmo, tem dois empregos diferentes: como gosta de frisar, é concursado e trabalha na limpeza urbana, numa jornada noturna de 12 horas, às quais se seguem 36 horas de descanso. Aí, tem o espaço pra outro emprego e, então, pega firme no trabalho de frentista no posto de gasolina.

Esta manhã, está sonolento, pois saiu da jornada do trabalho noturna e, veio direto pro outro trabalho. Descansar e dormir, só à tarde.

Mas, aí, está ele, alegre, otimista, confiando no trabalho e nas conquistas decorrentes.

Nos carros que encostam para abastecer, muitas pessoas não tem essa mesma disposição, essa fé em si mesmo e, no futuro.

Sabendo da sua determinação, disposição para o trabalho e, a forma positiva de encarar a vida, não tenho dúvidas de que conseguirá chegar aos objetivos que estabeleceu para si.

Eu o tomo como exemplo, ao entrar no carro, me despedir, e tomar o rumo do prédio onde trabalho.