De Lagoa da Prata à Lagoa Seca

Ali daquela mina sai águas cristalinas, entra ano sai ano. Águas benevolentes, águas correntes que deu nome a uma cidade! Mas uma bendita enxurrada que vem de entre as calçadas quer fazer o seu fim. Bem ali perto da ilha, no centro tem uma mina central (mina mãe) e a lama da enxurrada vem se aproximando e soterrando a mina, é uma formação de várias minas e se não for efetuado uma limpeza e desviar estas enxurradas das nascentes da lagoa.

O desastre ecológico já é visível e iminente. Ali é uma das principais nascentes, ou seja a nascente principal da lagoa verde, que passou a ser lagoa preta devido as redes de esgoto que mesmo com tratamento levará anos para limpar aquela “lama” preta de seu fundo. E as bordas da Lagoa Verde está praticamente desnudada provocando o máximo de enxugamento de sua nascente.

E se os novos missionários chegarem vão dizer: “Vocês não estão vendo o acontecimento desastroso acontecendo o soterramento da lagoa que deu nome à cidade?” Ou lamentavelmente mudaremos o nome da cidade para “Lagoa Seca” e fica tudo assim mesmo! A vida suave e lenta correndo à esmo e a multidão se envelhecendo.