Perfumes, sons e imagens da Natureza

Se me perguntarem qual o meu perfume preferido, não terei dúvidas em responder que é o cheiro da chuva batendo na terra. Meu som preferido? Que tal o canto dos galos na madrugada? Ou um coro de passarinhos no alvorecer? Aposto que você já á adivinhou qual é minha imagem preferida: Uma paisagem verde, tendo uma montanha como pano de fundo. Ou um por-do-sol. Pode ser o oceano. No setor de perfumes, gosto muito do estrume bovino, quando, após secar, é tocado pela água da chuva. Que cheiro agradável. Será por isso que a vaca é sagrada na Índia? por ser um animal do excremento tão cheiroso?

Como seria bom se o mundo cheirasse como a chuva que bate na areia, se pudéssemos escutar o canto do galo ou o coro dos pássaros sempre que sentíssemos cansaço da labuta diária; se tivéssemos ao nosso dispor uma paisagem natural nos momentos em que precisássemos recarregar nossas baterias.

Existem muitas pessoas que não enxergam tais prazeres na vida. Por exemplo, uma senhora estava mostrando o quintal de sua casa para um visitante e ele, vendo a variedade de plantas que havia, perguntou, em tom de afirmação: "A senhora deve sentir muito prazer em aguar essas plantas, sentir o cheiro da água batendo em suas folhas, não é mesmo?" Vejam o que ela respondeu: "Que nada! Eu não agoo plantas, não! Isso é trabalho para minhas empregadas". O visitante ficou desconcertado. Que decepção!

Minha hora predileta é o entardecer. Para mim toda tarde é especial, diferente, como se a cada dia fosse construída para o nosso deleite uma nova paisagem, diferente de todas as anteriores, à semelhança de um caleidoscópio, que nunca repete a imagem que se forma em seu interior. Deus não repete sua obra. Existe algo semelhante na Filosofia: "Não se pode banhar duas vezes nas águas do mesmo rio", foi o que disse Heráclito. Cada vez que alguém for tomar banho naquele rio, a água já terá ido, dando lugar a nova água.

Não cansemos de louvar o Arquiteto do universo, que nos proporciona tão belas paisagens e sons, e tão agradáveis perfumes!

António Fernando
Enviado por António Fernando em 02/06/2009
Código do texto: T1628994
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.