Dali gata


Em 2007, quando minha mãe faleceu, ganhei de uma amiga duas gatas “sialatas”(siamesa+vira-lata), a fim de atenuar meu sofrimento.
Antes mesmo, de conhecer as “meninas”, resolvi chamá-las de Ding e Ling (por terem algo de oriental).

Um conhecido chinês, disse-me que Ding, entre outras coisas quer dizer “espoleta” e Ling tímida. Como nada sei de mandarim, acatei como verdadeira a dica.

Quando elas chegaram a minha casa, não lembro qual o critério que usei para que Ding fosse Ding e que Ling fosse Ling. O acaso fez a escolha.

Em junho do mesmo ano, elas completaram seis meses, então as mandei ao veterinário para que fossem castradas.

Sempre ouvi falar que animais castrados ficam obesos e calmos. Ding e Ling são exceções à regra. Ling porque é magra e Ding porque nada tem de calma.
Aliás, o acaso foi um excelente “nomeador” de gatas. Ding é um furacão e Ling uma mansidão.

No ano seguinte, 2008, quando junho chegou, comecei a estranhar o comportamento das gatas.Entraram no cio. Pensei que fêmeas castradas não tivessem cios. Santa ignorância!

Começaram a miar como insanas, a rolarem pelo chão, gemendo. Correriam pela casa, rasgando e arranhando tudo o que encontravam pela frente.A veterinária disse-me que era tudo normal e eu sosseguei, quer dizer, apaziguei, depois que o cio passou.

A vida voltou ao normal com as duas “meninas” alegrando a nossa vida, minha e de meu “namorido” Márcio.

Dois mil e nove... Já é inverno aqui no RS. Mês de junho!E as gatas?
Ling aparentemente segue calminha e querida como sempre foi, mas Ding... Ding!Deus me acuda!O cio deste ano está bem pior!A “bichana” endoidou de vez!

Ontem à noite, aprontou a maior de todas... Estou restaurando uma máscara veneziana para uma amiga que trabalha em teatro.

Liguei o fogão para esquentar a ponta de uma faca. Eu queria fazer um furinho para colocar um silicone, a fim de fixar a máscara no rosto.

De repente, sinto uma “coisa” que pulou em cima da minha mão e um forte cheiro de “cabelo” queimado. Num safanão, arremesso a “coisa” para longe, jogo a faca no chão e vou verificar se meu braço não estava queimado. Não estava!

A “coisa” nada mais era do que Ding, que não sei por que cargas d’água, ela resolveu pular sobre a chama do fogão acesa.

Nessas alturas, deixei a máscara de lado e fui ver se a gata não estava com o pelo queimado, afinal eu senti um cheiro forte. Quem disse que eu consegui pegar a felina?Desisti!

Uma hora depois, Ding está sentada sobre o monitor do computador, quando olhei para ela levei um tremendo susto. Parecia-se com Salvador Dali com seu bigode retorcido.

O fogo havia queimado as lindas vibrissas de Ding, que agora se apresentavam enroladinhas de um lado da cara e lisinhas do outro...

Tenho cinquenta anos e já vi “alguma coisa estranha” na minha vida, mas gata com TPM foi a primeira vez!


Denise Severgnini





Obs.: Sem revisão mais apurada.
Imagens:
de Dali:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/27/Salvador_Dali_NYWTS.jpg/600px-Salvador_Dali_NYWTS.jpg
de Ding: de meu acervo particular.
Denise Severgnini
Enviado por Denise Severgnini em 06/06/2009
Reeditado em 23/01/2010
Código do texto: T1635257