Ele é o bom

No telão de TV do clube aparecem enxertos das reportagens do encontro do G-20 em Londres. Nem Wimbledon despertaria tanta atenção.

- I love this guy.

- O presidente Obama diz que adora Lula – traduz o repórter brasileiro.

- El primer mandatario de los Estados Unidos dijo también que El señor Lula da Silva muy buen mozo – o comentarista mexicano agrega.

- Bom moço?

- “Buen mozo” quer dizer bonito, boa pinta – o Doutor esclarece para Tio Marciano, Ruano e companhia.

- O presidente Lula está na foto ao lado de Elizabeth, the second queen of Britain entre outros títulos – Ronaldinho está deveras impressionado. Tão impressionado que o “Elizabefff” sai um tanto quanto desmunhecado.

- Bah. Esta é de dar inveja até no Clodovil, apesar de falecido, que Deus o tenha. O Fernandinho Hgá deve estar babando ácido muriático. O comentário é do Bonfá, antigo arenista , partidário do Sarney, admirador entusiasta de FHC, neopetista nos últimos cinco anos, e agora tão somente Lulista de carteirinha, como ele próprio se interpreta.

- Messieur le president de la republique française a dit...

Todos olham o francófilo Doutor a espera da tradução. Ele não se faz esperar.

- O presidente “Nicolasss Sarkozyyy” (exagera a tônica final) acaba de falar, fazendo suas as palavras que o presidente Lula teria dito.

- Quais?

Quelles paroles? (O Doutor pensa em francês – mas acorda e responde).

Não sei. Ele fala tanto que pode ter sido qualquer coisa.

- Será que foi quando ofereceu ajuda financeira aos flagelados italianos?

- Ou quando ofereceu empréstimo ao FMI?

- Numa dessas o Sarkozy está concordando com a referência aos “brancos de olhos azuis”.

- Quem sabe?

- Essa pegou. Ninguém quer ser culpado.

Parece até que o Clinton e outros estão usando lentes de contato para mudar a cor dos olhos para castanhos.

- E os poloneses andam com pintura de camuflagem para disfarçar.

O Bonfá, que parece ter resolvido implicar com o ex-presidente, volta a falar:

- Têm uns e outros que já diziam ter o pé na África, agora são capazes de usar penteado rastafári.

- E, daí? Black always is beautifull. Don’t remember?

- Agora mais do que nunca. Cara de olho azul não está com nada.

O Doutor, por via das dúvidas, põe os óculos escuros.

- Definitivamente, o único branco que ainda está por cima é o Lula. Isto é reconhecido até pelo Obama.

O programa do telão havia mudado. Na tela um clip da época da Jovem Guarda, o coro cantando:

- Ele é o bom. É o bom. É o bom.

Crônica de :

Antônio Gregório Goidanich

Publicada na Revista :

FECOMBUSTÍVEIS

Ano 8 – Maio de 2009 – Nº 72

Edilson Oliveira
Enviado por Edilson Oliveira em 06/06/2009
Código do texto: T1635556