QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA (?!)

Desde a mais tenra infância escuto falar que quem canta seus males espanta e, após cinqüenta anos de pé na estrada, aconteceram duas coisas:

As pessoas estão cantando mais e, paralelamente, os males cresceram numa proporção geométrica – Evidentemente, os meios de comunicação fazem com que os problemas sejam divulgados com maior freqüência, causando um impacto mais acentuado no seio da sociedade; contudo, tanto a população cresce quanto crescem os desajustes sociais.

Assim, alguns adágios (que no passado correspondiam à realidade) tornaram-se uma falácia ao passo que a sociedade passou a utiliza-los como uma espécie de amuleto, sem vinculo algum com o sentido da afirmação.

A frase quem canta seus males espanta pode ter sido um dos adágios que perdeu o sentido enquanto as pessoas achavam que o segredo estava no hábito de entoar uma musica qualquer, sem refletir sobre o tipo de conceito que a mesma expressa. Por exemplo:

Imagine que alguém esteja tentando deixar a bebedeira de lado:

Considerando que quem canta seus males espanta, ele sai por ai tomando todas e cantando: Beber, cair e levantar...

Chegara um momento em que não mais conseguirá Beber, cair, muito menos levantar...

Portanto, cantou, cantou e, ao contrario de espantar os males, poderá atrai-los dependendo do lugar onde caiu...

Por isso, achar que quem canta seus males espanta, pode ser relativo, alem de perigoso se, porventura, (como cigarra) a pessoa deixa de trabalhar e passa o tempo apenas cantando...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 08/06/2009
Código do texto: T1637820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.