Solenidade de comemoração dos 40 anos de jornalismo do poeta Edson G. Ferreira

Relato da solenidade em que recebi “Moção Honrosa”,

da Câmara Municipal de Divinópolis, em 08.06.09

Quando chegamos na Câmara Municipal de Divinópolis, já encontramos o Buffet Corrêa todo pronto para servir, após o cerimonial, o coffe-break e, a nossa espera estava o jornalista Flávio Ramos, Assessor de Comunicação e, também, Íris Silva, assessora da vereadora Dra. Heloisa Vieira Cerri e Edmar José de Souza, vereador presidente da Câmara Municipal de Divinópolis.

A recepção foi simplesmente. A Câmara Municipal de Divinópolis, segunda-feira passada, por iniciativa dos vereadores Edson José de Sousa e Heloisa Vieira Cerri, prestou-nos uma homenagem pelos nossos 40 anos de jornalismo, 36 anos de magistério e 37 anos da edição do nosso primeiro livro “POEDSANA” e a sessão foi aberta por Adriana Gomes de Oliveira, do Cerimonial.

Os trabalhos foram iniciados pelo presidente da Câmara: vereador Edmar Rodrigues e, na mesa de autoridades, estavam: deputado Rinaldo Valério, a superintendente regional de ensino Profa. Vera Lúcia Soares Prado, o jornalista Wallon Delano (representante do Senhor Prefeito).

Ali estavam, também, os vereadores: Heloisa Vieira Cerri, Edson José de Sousa (mentores da homenagem), mais os vereadores: Geraldinho da Saúde, Antônio de Lisboa Paduani, Pastor Paulo César dos Santos, Anderson Saleme, Adair Otaviano de Oliveira e o vereador Fabiano Tolentino justificou a sua ausência.

Em ordem, discursaram: vereador Edmar Rodrigues que saudou os componentes da mesa e a fina e concorrida platéia. Depois, com feliz oratória, o Pastor Paulo César declinou o nosso curriculum. E, depois, assumiu a tribuna, o vereador Edson José de Sousa que enalteceu o nosso trabalho e declamou o nosso poema “Os mandamentos do poeta” e, então, a vereadora Heloisa Vieira Cerri fez o discurso da noite, emocionando a todos.

Além de falar sobre a nossa pessoa, ela leu uma crônica publicada nossa, publicada no JORNAL AGORA, levando emoção para todos os presentes e, neste momento, pedimos que levantassem para serem cumprimentadas: a nossa professora de Ensino Médio: Maria José Santos Guimarães; as nossas maestrinas Djanira Luiza dos Santos e Maria Cecília Guimarães dos Santos, que não sabiam da surpresa,

Então, chegou a hora deste cronista, Edson Gonçalves Ferreira saudar todos os presentes, pois o auditório da Câmara Municipal de Divinópolis estava repleto de amigos e autoridades. Emocionado, cumprimentamos todos (autoridades, familiares e amigos) e, em seguida, lemos o nosso poema “Língua amante” e, encerrando, cantamos o canto gregoriano “Salve Regina”.

Recebemos da Câmara Municipal de Divinópolis, num belíssimo estojo de madeira, forrado de veludo, uma placa de prata com Moção Especial: “A Câmara de Vereadores tem a honra de homenagear o escritor e professor Edson Gonçalves Ferreira, em comemoração pelos seus 40 anos de jornalismo”, que foi assinada pelos vereadores: Dra. Heloisa Vieira Cerri, Edson Sousa, Fabiano Tolentino, Geraldinho da Saúde, Pastor Paulo César, Edmar Rodrigues. Todo o evento foi coberto pelo Departamento de Comunicação da Câmara (leia-se Flávio Ramos e seus assessores) e, também, pela notável amiga Íris Silva que filmou toda a sessão, além de ser uma das batalhadoras para que fosse, realmente, um acontecimento essa homenagem.

Ao término da sessão, o Buffet Corrêa (leia-se Helena Corrêa Valério que estava presente, ao lado do esposo deputado Rinaldo Valério) ofereceu um coffe-break maravilhoso para todos os presentes e, então, foi a hora feliz dos abraços e daquela conversa informal e gostosa.

Não vamos declinar nomes dos presentes, porque correríamos o risco de deixar de citar algum, mas ficamos lisonjeados com a presença de todos que compareceram na Câmara Municipal sejam autoridades ou pessoas amigas, mostrando que as relações interpessoais são mais importantes que os cargos que, às vezes, ocupamos. E que Dus pague a cada um esse gesto nobre. E, oportunamente, anotamos que, hoje, recebemos ligação do nosso ex-aluno, o prefeito Vladimir Faria de Azevedo, cumprimentando-nos pela homenagem, embora estivesse representado por seus pais Hilário e Ana Lucia Faria de Azevedo e Wallon Delano, Secretario Municipal de Comunicação.

Agora, justificamos a nossa ausência nas páginas dos colegas do Recanto, porque estamos em ritmo de comemoração também do nosso aniversário dia 11.06 e, depois, preparando campo para uma viagem à Terrinha. Em tempo, agradecemos a ligação honrosa da poetisa Celina Figueiredo, cumprimentando-nos pelo telefone e, também, agradecemos você que nos deixou uma mensagem carinhosa. Um abraço para todos e um beijo para quem quiser.

Divinópolis, 09.06.09

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 09/06/2009
Reeditado em 09/06/2009
Código do texto: T1640123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.