Só meninas?

Nos colégios de freiras havia meninas e nos de padres, só meninos. Quem tirava as melhores notas ia para o quadro de honra e quem não se comportava bem pegava um castigo. Todo mundo ficava quieto e se levantava quando a professora chegava. Ainda em pé, rezávamos uma ave-maria. Em português, francês, inglês ou latim, conforme a aula. Depois arrastávamos as cadeiras fazendo um barulhão, só para chatear as freiras. Jamais permanecíamos sentadas ao responder perguntas das mestras.

Não saíamos da classe nos intervalos, nada de ficar andando pra lá e pra cá. Quem circulava pelos corredores era a Irmã Badalo, brandindo seu sininho. Para o recreio saíamos em fila dupla até o pátio, onde comíamos sanduíches trazidos de casa. Não havia nada à venda no local.

O uso do uniforme era obrigatório, com meias três-quartos e tudo. Se alguém as abaixasse ao andar pelas ruas, linguarudos iam logo dedurar para as freiras e as infratoras sofriam penalidades: permanecer no colégio depois de terminadas as aulas do sábado.

Tínhamos aulas aos sábados, sim. Naquela época ainda não vigorava a semana inglesa e quem estudava no período da tarde saía da escola às cinco horas. Isso sem falar nos internatos, que somente permitiam saídas em um ou outro final de semana...