Todos ao mar!

Esther Ribeiro Gomes

Sábado de sol, céu de ‘brigadeiro’ e lá fomos nós, eu, minha mãezinha de 85 anos, minha filha Carol e nossos dois cachorrinhos, Pedro e Pepita... Residimos em Santos e fomos visitar amigos no Guarujá. Não era feriado, nem fim-de-semana prolongado, por isso, achamos que haveria pouca fila para pegar a balsa... Ledo engano! Para nosso desespero, a fila era enorme! Fazer o que, já que estávamos lá, o jeito era encarar! Eram duas horas da tarde, calor de verão invadindo o outono de abril e o ar condicionado não funciona com o carro parado! Abri todas as janelas para receber a brisa refrescante que vinha do mar... Qual o que! Do carro ao lado, vinha um som estridente de uma música barulhenta, num volume altíssimo! Ai, meus pobres ouvidos! Como tudo tem seu lado bom, minha mãezinha não se incomodou, pois escuta pouco, devido à idade avançada... Em compensação, Carol e eu estávamos ficando surdas com tamanha barulheira! Que remédio! Fechei os vidros! Que horror! Abri de novo, melhor ficar surda! O calor estava insuportável! O que está acontecendo nesses tempos modernos? As pessoas não respeitam os outros! O egoísmo impera! Quero o meu prazer, os outros que se lixem! Fui educada a respeitar o próximo! Minha mãe me ensinou que o meu direito termina, quando começa o do outro! Hoje o que se vê é uma falta de educação generalizada! Não se respeita nem os idosos! No trânsito, então , salve-se quem puder! Sai de perto que eu quero passar! Todo mundo está apressado, estressado, moto para todo lado, passando, ou melhor, correndo pela direita, que loucura! Ufa! Aonde vamos parar?!

O ser humano busca incontinenti, a felicidade! Mas nunca se viu tanta insatisfação como nos dias de hoje... Sem paz interior é impossível alcançá-la! Quanto mais se corre atrás dela, menos se encontra... Como dizem os poetas, ser feliz é um estado de espírito, a felicidade está dentro da gente! Passa longe da satisfação material, desse mundo tão competitivo! Está nas pequenas coisas, nos gestos de carinho, na consideração ao próximo!

A lição é bem antiga... Jesus nos ensinou há mais de dois mil anos:

‘AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI!’

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 09/06/2009
Código do texto: T1640768