Marquês de Sapucaí

O Marquês de Sapucaí jamais teria imaginado que seu nome se transformaria no endereço mais conhecido no mundo globalizado! Que seu nome se igualou a Nova York! Mas o carnaval carioca está acima da Brodway.

A Brodway reúne muita gente, o carnaval reúne multidões. A Brodway divulga cultura, o carnaval carioca é o maior acontecimento cultural da humanidade. Uma rua tão pequena reúne a maior obra de arte espontânea da terra, será imitado mas nunca igualado pois o Brasil acolheu o mundo em seu “seio” e as misturas de raças aconteceram espontaneamente! Graças a Deus recebemos muitos negros no pais continente. Neste sangue quente a dança flui em suas veias e depois de misturado deu no que deu.

Daqui a pouco quando as mulatas alcançarem a passarela é muito gringo caindo das escadas, voltamos a Marquês de Sapucaí todo o mundo gostaria de estar ali, mas o show ali é o homem brasileiro. E quando o mestre sinaliza sua bateria é aquela euforia, é aquela alegria e estes artistas nasceram para brilhar!

É inexplicável uma bateria bem afinada, balançam os corações de todas as arquibancadas. E ninguém quer saber quem foi este tal de “Marquês de Sapucaí”, mas o importante é estar ali. E ele lá de cima feliz a sorrir, dizendo “eu não disse que estas mulatas resolveriam o problema do Brasil!”

Eu não disse que é o carnaval o maior espetáculo da terra, pois o maior espetáculo é a própria terra que se mantém solta no espaço e mantendo todo o equilíbrio, três dias chuvosos alaga tudo, três dias de sol tudo seca! Na época do Marquês de Sapucaí não existia mídia, mas agora a mídia elevou o Brasil ao cenário mundial! É pouco tempo para tanta arte, mas isto faz parte do brilho do show, ali a arte está no coração vai passando de mão em mão e por muitas cabeças, pena que “Tia Siota” ainda não esteja viva! Pois ela partiu deixando para o Brasil este legado. “Tia Siota” aquela verdadeira mulata sem nenhuma estátua passou a bola pro Marquês de Sapucaí. Agora os dois olham lá de cima, uma nasceu com o samba, o outro iluminou a rua mais famosa do mundo.

Várias cabeças reunidas as coisas acontecem, um ano de arte mostrado em “três dias”, mas aquela “magia” conquistou o planeta. “Tia Siota” nossa primeira “mecenas das artes” em sua mansão lapidou uma “nação” ali aconteceu a verdadeira mistura do café com leite, mistura gostosa, que deu no que deu. Quando abrem as cortinas o público fica de pé, e o mundo todo assiste maravilhado! A gente não sabe o que olha primeiro, se os homens ou aquela maravilhosa mistura de cores, se viaja com as alegorias ou se dança com as baterias.