Dorival do Mar

Saudosismo é uma M e há quem diga que o ontem já era e o amanhã é uma mera possibilidade. É que o meu HD está cheio dessas M e quando escrevo é quase que uma forma de prever o passado.

M de memoria, bem entendido. Vamos lá:

O Mestre Dorival, pesquisador dos bons, tinha descoberto que “no Abaeté tem uma lagoa escura arrodeada de areia branca...”. Deve ter sido ilusão de ótica, pois a “noite tava que era um dia...”.

Poeta maior, ensinou o caminho ao Mestre Cartola, quando disse “Rosas mimosas são rosas de ti, rosas a me confundir, rosas a te confundir com as rosas, as rosas de Abril...”.

Recolheu a sua rede de pescador e “...veio à cidade só pra ver Dora passar...”. Sonhador acordado “...não precisa dormir prá sonhar, porque sonho mais lindo do que sua terra não há...”.

Sábio das belezas, pediu : “...Marina, você faça tudo mas faça um favor: não pinte esse rosto que eu gosto e que é só meu. Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu...”.

Amante de sua terra, perguntou ao Brasil: “...Você já foi à Bahia ? Não? Então vá. Quem vai ao Bonfim nunca mais quer voltar. Muita sorte teve, muita sorte tem, muita sorte terá...

Saiu de lá e quase morreu: “...Ai, que saudade eu tenho da Bahia. Ai, se eu escutasse o que mamãe dizia: Bem, não vá deixar a sua mãe aflita, a gente faz o que o coração dita mas esse mundo é feito de maldade e ilusão...".

Foi muitas vezes ao mar : “...Minha jangada vai sair pro mar, vou trabalhar, meu bem querer. Se Deus quiser quando eu voltar do mar um peixe bom eu vou trazer. Meus companheiros também vão voltar e a Deus do céu vamos agradecer...”

Um dia ele, pescador de palavras e sons com habilidade inconfundível, saiu com "...Chico Ferreira e Bento e a jangada voltou só”, mas cheia de "peixes" da melhor qualidade. Obrigado Caymmi!

Inspirado na crônica "Aldeia de pesca" do meu amigo Jorge Cortás Sader Filho
Nilsson
Enviado por Nilsson em 13/06/2009
Reeditado em 24/03/2011
Código do texto: T1646727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.