Direitos Humanos, Respeito ao Cidadão.

Não vou me prender ao estereótipo de que “direitos humanos só defende bandido”, nem também vou me estender aos direitos do cidadão de maneira geral, por ser um tema muito abrangente. Quero apenas me referir ao direito à acessibilidade pelo cidadão com deficiência de mobilidade, mais precisamente o cadeirante.

Confesso ficar extremamente indignado quando vejo alguém estacionar o seu carro em frente a uma rampa específica para o cadeirante, impedindo assim o seu acesso ao lugar pretendido. Com maior frequência, tenho visto em frente a restaurantes e barzinhos, quase sempre com carrões que ostentam maior poder. Ali estão os engravatados, com pose de autoridades, desrespeitando o direito do cidadão. Esses mesmos figurões, logo aparecem na televisão dando entrevistas como defensores dos Direitos Humanos. Esquecem que, por serem figuras públicas, são mais perceptíveis à sociedade que os flagra cometendo certos tipos de infração. Sim, isto é uma infração de trânsito, estacionar em lugar proibido, além do desrespeito ao cidadão portador de deficiência e a provocação ao cidadão fisicamente normal que também não aceita essa transgressão ao convívio social.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 15/06/2009
Código do texto: T1649663
Classificação de conteúdo: seguro