Os maravilhosos Químicos de ECA!

Dentro de todas as coisas que faço existe sempre uma dose de temor, outra de angustia... Decisões sempre são difíceis! Existem aqueles que vivem como se o amanhã não existisse, mas não consigo ser assim, literalmente sofro, muito mesmo! Já não suporto os impostos que são pagos somente para os porcos dirigentes de meu país viverem nababescamente. Será que para esses caras existe mesmo seres humanos, com os quais eles deveriam se preocupar, ou melhor, se ocuparem de prover o melhor para quem paga seus salários? Sempre voltamos às mesmas questões: Quem é o patrão? De quem é o poder?

Esse fim de semana andando por uma rodovia do Estado do Rio de Janeiro... Preste atenção eu não estava utilizando veículo automotor, nada disso, estava andando a pé mesmo. Fui a uma caminhada repleta de surpresas e constatações, acho que vou morrer e não ver o tal “país do amanhã”!

A RJ 142 que liga Mury, Nova Friburgo, a Casimiro de Abreu, tem em sua mais recente história um trecho que foi construído no Desgoverno de D. Rosinha (aquela garotinha mesmo), trecho esse que se encontra perfeito para caminhadas pelas montanhas. À parte “superior” do referido trecho, permanece a maior parte do dia as moscas... Pássaros... Andarilhos! Depois de um “acidente” que fechou a estrada, praticamente inutilizando o investimento de uma boa parcela de moradores e trabalhadores da região, para não ficar assim uma coisa sem as devidas informações, foi uma queda de barreira, na verdade foi um verdadeiro desmoronamento, parte de um morro, uns 30 metros de lama e rochas. Já se vão pelo menos quatro meses sem o pleno funcionamento desta parte da rodovia. Detonando os investimentos de muitos, pousadas, restaurantes, bares, veranistas e invernistas, em fim, prejudicando empregadores e empregados de Cascata, Lumiar, São Pedro da Serra e uma quantidade de localidades que acreditaram na ligação da Serra com o Litoral.

Quando uma construção é feita quem são os responsáveis pela solidez da mesma? Muitos moradores já haviam “cantado a pedra”, dizendo que a obra não foi bem feita: drenagem, estabilização de encostas, e “outras questões” não muito técnicas! Importante salientar que em outros trechos, em épocas anteriores, os sinais já se faziam presentes, tinha ficado claro que os “projetistas” e “executores” deste trecho não tinham sido muito profissionais! É o mínimo que posso dizer! Em outros dois locais os problemas também se apresentaram, na verdade ainda não foram devidamente resolvidos.

Será que podemos construir as moradias destes governantes da mesma forma que eles constroem as nossas esperanças? A casa com telhado vazando, barrancos caindo pelo quintal, encanamentos entupidos, instalação elétrica com “curtos” por toda parte, lajes desmoronando de vez em quando... Que maravilha seria ver esses “Químicos de ECA” vivendo em tão nobre moradia, construída com os próprios recursos financeiros e não com os nossos, vê-los sofrer suas próprias injúrias, dilapidar o patrimônio dessa gente assim como fazem conosco... É justa minha proposta?

Meu sábado foi até edificante: caminhei pela rodovia vazia; Descobri que os moradores não possuem transporte público, eles são obrigados a fazer caminhadas para aplacar a menor dor de cabeça, sem farmácias, padarias, mercados, verdadeiros tropeiros da esperança brasileira; Conheci lindas pousadas hospedando somente o “Ar da Serra”; Foi mais que um exercício físico, caminhar, apenas 6 km, de Lumiar em direção a Casimiro de Abreu pela RJ 142, realmente foi um exercício de cidadania e apropriação da “grandeza” das obras desses maravilhosos gestores de minha nação.

Estranho mesmo é que me peguei pensando em IPVA, vistoria do veículo, a polícia querendo sempre averiguar se você não é um “bandido das estradas”, pessoa que não anda em dia com suas obrigações... Depois fui acometido pelo IPTU, “taxa do Bombeiro”, Imposto de Renda (que renda?)... Acordei as 4:00h da madrugada, era um sonho! Fui beber água... PQP... Comecei a pensar: O que seria de mim se não fosse o 13º salário? Vai inteirinho para a mão desses estupendos “Químicos de ECA”! Antigamente eu achava que o 13º foi criado para podermos passar um fim de ano melhor, com nossa família, Natal, presentear os amigos, poder passar umas férias merecidas viajando... Foi criado para ser confiscado por esses inescrupulosos, nunca saciados com o tanto que levam de minhas esperanças, vigor, criatividade e espírito de luta. Melhor voltar a dormir, e rezar, pedindo a “Papai do Céu” para me deixar sonhar com um Brasil justo, com saúde para todos, sem miseráveis e principalmente sem os “Químicos de ECA”... Tem solução? Como dizia o Chico: “Quem é que estava no volante do planeta que o meu continente capotou?

Vai vendo! Vai vendo!

Luiz Canelhas

07/06/2009

São Pedro da Serra

luiz.canelhas@ymail.com