O Belarmino e a pergunta difícil de responder

Hoje, no final do dia fui visitar meu amigo Belarmino. Levei um café que trouxe da Colombia na minha última viagem.

Ele, além de muito inteligente, é um grande apreciador de café (acho que isso ajuda) mas também é muito direto e sincero e não faz rodeio prá falar o que pensa:

"Seu Nirsso, eu agradeço de coração o sôr te si preocupado di trazê esse café prá mim, mai si é de ôtro país, principarmente café qui noís tem aquí no Brasir di monti, nun carecia di jeito ninhum, mai eu vô isprimentá."

Fiquei meio sem jeito mas aprendi mais uma com o Belarmino:  quando se quer agradar alguém, há que se saber o que de fato agrada. Colocar-se no lugar e " nos sapatos" dessa pessoa. Vou tentar, mas não é fácil.

Conversa vai, conversa vem, um cafezinho Brasileiro prá lá, outro prá cá e o Belarmino faz a pergunta de 1 milhão de dólares:

" Seu Nirsso, o qui é qui os político faiz na vida, o sôr podi me expricá?"

Juro que tentei: Veja bem (sempre começa assim o inexplicável), os políticos são representantes do povo, eleitos pelo povo e que nos representam nas cidades, nos estados, no país.

" Representa como? assim qui nem os ator de circo?"

Eu quase não contive o riso, pois o Belarmino estava chegando muito rapidamente à conclusão do que é o mundo da política, só que nesse circo real, como sabemos, o papel de palhaço é nosso.

Expliquei a ele que os políticos tem uma missão nobre,outorgada por nós e pela Constituição do país e que eles trabalham por nós. Nesse ponto, ele me interrompeu:

" Eis trabaia por nóis, seu Nirsso? Trabaiá anssim como eu di sór a sór o como o siôr qui eu sei que já trabaia fai mais de 45 ano? Qui trabaio eis faiz, seu Nirsso, mi isprica isso"

Mas, Belarmino, porque Você está me perguntando essas coisas justamente hoje?

"É que eu iscuitei um bigodudo que diz qui é presidente num sei di que lá em Brasilia dizê qui ta indriguinado di sê tratado des jeito, pois tão dizeno que ei robô i chamô gente da famia pra recebê sem trabaiá. Ei diz qui trabaiô tuda a vida como político i merecia um tratamento mió."

E continuou: "Pur isso é qui eu perguntei o qui é qui um político faiz, pois eu nunca num ví nenhum vino aquí trabaiá pra valê nem nunca num ví ninguem deis dizê qui percisa atingí meta di faturamento i deixá os criente sastisfeito, sinão é mandado imbora, como o sôr já me falô. "

"Sê político é profissão o é só uma manera de podê robá sem sê preso, seu Nirsso? Si for profissão, purqui é que eu e o siôr tamo aina trabaiando feito uns burro de carga? One é qui tem iscola prá político? Quantos ano di istudo percisa? Eita profissão danada de boa qui dá prá ficá rico só com o salário, némês? Será que tem argum político qui num seja ladrão safado, seu Nirsso? "

Lembrei do José Alencar, que está político mas não é e que talvez boa parte das suas dores venha de conviver num covil de ladrões, mas tive que mudar de assunto, pois qualquer coisa que eu dissesse se chocaria com a inteligência cristalina do Belarmino.

Que tal mais um café, Berlarmino?





Nilsson
Enviado por Nilsson em 16/06/2009
Reeditado em 26/07/2009
Código do texto: T1652390
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.