Deixa eu me cuidar!

Agora é à vera. Desde ontem eu estou clinicamente incluído no grupo dos mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo que sofrem de pressão alta (hipertensão arterial). Também faço parte da fatia do bolo que sabe disso (motivo pelo qual estou aqui...). A verdade é que mais de um terço dos hipertensos não sabem que sofrem da chamada "doença silenciosa". Agora está explicada a dor que tenho sentido no lado esquerdo do peito. As respostas eu obtive por causa do "check up" que, desde o ano passado, faço semestralmente.

E não é só isso. Conjugados à hipertensão estão outros fatores, como níveis altos de colesterol, triglicerídeos e ácido úrico. Isso quer dizer que, além dos remédios que comecei a tomar, diariamente, ainda terei que fazer dieta. Nada de carne vermelha, massas, doces, frutos do mar, embutidos e miúdos de frango. Não vou citar o refrigerante porque esse eu tirei da minha dieta há mais de dez anos, antes mesmo do cigarro. Mas ele está na lista feita pelo médico. E o doutor ainda aconselhou-me a perder 5000 gramas. Eu disse: cinco mil gramas!!!

Agora lembrei. Imagina se eu ainda fumasse? É possível que nem estivesse mais aqui para contar a história. A Souza Cruz levou um bocado de dinheiro meu. Tanto é que, quando parei de fumar, há quase dez anos, a maior produtora nacional de cigarros teve que incrementar seu processo de redução de custos para manter-se rentável. Isso em 1999.

Mas. Voltando. À toda pressão...

Porra, isso é muita sacanagem! Vou ter que abrir mão de algumas coisas que sempre me fizeram feliz. Aquele belo bife de picanha ao alho; meu polvo inteiro, grelhado, com molho de manteiga e alcaparras; "Spaghetti alla Carbonara"; a enorme barra de chocolate ao leite; entre outras coisas. E a feijoada às sextas?... Dá vontade de chorar!

Eu poderia até fazer o seguinte. Adiar as providências para a próxima bateria de exames, no final deste ano. Ligar o foda-se, de verdade. A dor no peito nem chega a me tirar o sono. Infarto e AVC são "incidentes" de quem vive ativamente, mesmo sendo sedentário. Mas já fiz isso no final do ano passado.

Mas, cara. Uma coisa chamou-me à atenção. Hipertensão afeta a SEXUALIDADE! E para um homem como eu, que gosta de "comer", isso é o fim do mundo! Então, deixa eu me cuidar.

Para o seu almoço no próximo domingo: Spaghetti alla Carbonara.

Ingredientes:

* ½ kg de espaguete

* 150 gr de bacon cortado em cubinhos

* 2 colheres de sopa de azeite de oliva

* 1 colher de sopa de manteiga sem sal

* 4 dentes de alho descascados

* 1 colher de chá de pimenta vermelha seca

* 4 gemas de ovo

* ¼ de xícara de creme de leite

* ¼ de xícara de queijo tipo pecorino

* ½ xícara de queijo parmesão ralado

* pimenta do reino moída na hora

* 1 colher de sopa de salsa picada

Modo de preparo:

Cozinhe o espaguete em bastante água salgada, até ficar al dente. Em uma frigideira, junte o bacon, o azeite, a manteiga, o alho, a pimenta vermelha e refogue em fogo baixo até a gordura do bacon derreter. Apague o fogo e retire o alho. Quando o espaguete estiver quase cozido, bata as gemas e misture com o creme de leite, os queijos ralados e ao molho da frigideira. Escorra o macarrão e coloque em uma travessa aquecida, junto com o molho e misture bem. Tempere com pimenta do reino e salpique a salsa. Misture e sirva imediatamente.

Pra mim, prepare um peitinho de frango grelhado com legumes.

Peitiiiiiinho!