Meu Amigo Bob Esponja

Não escondo que sou fã do Bob Esponja (SpongeBob SquarePants). Não vejo motivo. E não concordo quando dizem que ele é boiola. Desafio quem me aponte um momento onde ele tenha escorregado no quiabo. Também não vejo nada demais na relação dele com o Patrick. São vizinhos. São amigos. Nem meia eles fazem! Claro que não podemos tapar o sol com a peneira... O Patrick tem problema. Mas quem não tem? E a Sandy? Ela pratica arte marcial e é uma florzinha de esquilo.

A ingenuidade dos dois amigos parece exagerada. Mas se olharmos atentamente ao nosso redor, podemos identificar conhecidos muito parecidos com Bob e Patrick. Não é um exercício difícil. Da mesma forma, podemos, também, encontrar "Lulas Moluscos", "Planktons" e cia. Um personagem animado não teria vida se seu criador não conseguisse adaptar à sua personalidade características humanas com forte apelo.

Se você conhece um Bob Esponja ou um Lula Molusco, certo é que trata-se de alguém que marca. Por praticar o bem (ou não entender o mal) ou por praticar o mal (ou não entender o bem). É meio assim como o gari Sorriso, da Comlurb, e o Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, ex-PM que está preso em Campo Grande - MS.

A verdade é que estamos vivendo uma falta de Bob Esponja no mercado. Agora, Lula Molusco e Plankton são como pragas, ervas daninhas das entranhas da sociedade.