Arte indígena, bela e útil. 

ARTE

Uma maneira de ver a arte, refleti-la e compreendê-la

Creio eu, não se pode fazer arte sem sentir, não se pode sentir sem sensibilidade. Para qualquer tipo e estilo de arte existe sentimento, sensibilidade, emoção, inspiração, idéias e criatividade, todos envolvidos em um universo artístico.

A criatividade atua como um desafio; pois, quanto mais criativa a arte, mais será destacada. Na arte em dramatizar, pintar, poetizar, escrever, compor uma música, esculpir, fotografar, entre muitas outras expressões artísticas, a criatividade é excelência.

A arte manifesta em todas as épocas e em todos os lugares gera emoção, através de um ingrediente essencial que chamamos de talento. O talento de ser, fazer, criar, transformar, contemplar e admirar.

E para ser mais objetiva, todas estas características se resume, simplesmente, em arte; universo complexo que revela a cultura, pois arte certamente é cultura. A cultura que se difunde através do tempo, do decorrer da existência humana e se transforma em história de muitos povos.

A arte é uma das formas que o homem tem de se comunicar, manifestar beleza, revelar sensações, a partir da percepção, emoção, sentimentos e idéias. Apesar de não possuir utilidade no sentido imediato de servir para um fim além dele mesmo, traz uma motivação que estimula ao criador e ao receptor da arte.

Contudo, sua função é transcendente, simbolizando estados da consciência humana, dessa forma, pode ser utilizada como terapia, é um instrumento de ajuda. Isso fica claro quando observamos um artista e seu receptor por meio de um bem comum, que se divide entre quem cria e quem observa.

Não existe egoísmo na arte, o egoísmo está no homem, pois a arte divide emoções e sensações de maneira incontestável, é doação pelo simples fato do ser fazer por prazer, isso o satisfaz!

Em toda arte há um universo onde criador e observador se encontram e se comunicam em perfeita harmonia. Um porque cria e manifesta arte, o outro porque ver na criação a expressão da beleza.

Portanto, arte não é só criar, é saber ou aprender a contemplar com sentimento, sensibilidade, emoção e talento, características estas, que regem um artista em sua criação. A arte se completa através do olhar e a sensação de um receptor.