Uma menina, que vamos chamar de Hortência  devia ter uns doze ou treze anos, no Rio de Janeiro.

Ela encarapitada num 4º andar de um prédio...

Pela manhã, como todas meninas, ia à escola e à tarde, ficava em casa.

Tinha vizinhos, bem grudadinho ao seu apartamento e ainda, com a janela do seu quarto dando diretamente na sala do apartamento ao lado...

Nesse apartamento vizinho o que podia ter pra atrapalhar a vida???

Havia um professora de canto e piano...


A mãe de Hortência saía de casa e a danada ficava lá...

Sem ter algo mais interessante para fazer, assim que as aulas de canto e solfejo iniciavam ela passava a imitar os alunos daquela pobre D.maria,  a professora...

Começava...

hi-hi -hi -hi -hi- hi -hi -hi -hi ,hó-hó-hó-hó-hó-hó-hó, pam -pam...

lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá -lá-lá-lá-lá- pam-pam  e assim por diante, seguindo a escala, sempre com uma vozinha especial que ela arrumava para aquela hora.



D.Maria fechava a janela, mas não adiantava.

Isso era frequente e uma "maravilhosa"distração para a pobre Hortência que era medonha...

O tempo foi passando e um dia, ao retornar da escola sua mãe lhe deu uma notícia muito boa:

- Hoje à tarde, começam  tuas aulas de piano, vais gostar!

- Onde vai ser mãe?

- Ora, aqui, com a D.Maria que é tão querida...

Bah! Hortência nessa hora sentiu a truta!

Mas nada podia ser feito.Estava decidido!

À tarde, com uma boa  dose de "óleo de peroba", se apresentou e para sua surpresa, D. Maria  antes de começar a aula, fazia solfejo e um aquecimento da voz.

Era de matar de rir e para ajudar, havia Pedro, seu filho doente , com problemas psíquicos que resolveu adorar assistir as  aulas e como sempre fazia, em um dos seus tiques estalava ruidosamente seus dedos e ainda gargalhava como  se houvesse escutado a maior piada.

Olhem ,a coisa era feia pra Hortência, que após um tempinho estava gostando das tais aulas, mas não dava pra se concentrar pois tinha que rir junto com o  pobre rapaz o tempo todo e se arrepiava até a alma com aqueles estalos dos ossos das mãos dele...

Uma coisa porém foi certa:

A mãe de Hortência, mesmo sem saber de nada, deu o maior presente à vida de D.Maria e seus alunos, pois a partir de então, a brincadeirinha havia perdido a graça e eles tiveram paz...

Assim, foi interrompida a carreira  de Hortência que quem sabe  teria  sido um sucesso, ou como pianista ou então, como  cantora de óperas,rsrs...Chica



000o0000o000o000o000

C.antarolando ao som do piano
H.ortência-menina vivia aprontando
I.nventava as notas, solfejando
C.om D. Maria ensinando
A.cabaram todos brincando ____ Bj Fernandinha ~*~