Pequenas diferenças, grandes resultados

Entrei na clínica mais próxima. A recepcionista, sorrindo, verificou os papéis e, calmamente, explicou que eu deveria ter ido à outra, mas, se quisesse, poderia fazer os exames ali mesmo, desde que voltasse ao escritório do plano para fazer a transferência. Ainda procurou um lugar mais perto onde poderia realizar um exame complementar, não realizado no seu estabelecimento. Apesar do incômodo adicional, não tive dúvidas: acertei tudo ali mesmo.

Devo ser a única pessoa no mundo que se irrita com os “Se você quiser falar comigo, tecle um; se preferir o vizinho, tecle dois; se apenas estiver com dor de barriga, tecle 3”, isso quando não se fica intermináveis minutos ouvindo: “Todos nossos atendentes estão ocupados, por favor, tente mais tarde que já vamos estar lhe atendendo.” Fui direto à loja. “Distraídos, venceremos”, escreveu Leminski, e levo isso muito a sério: entrei em estabelecimento de operadora concorrente para resolver um problema com a Internet Banda Larga! A atendente, sem rir de mim, disse que não era aquele o lugar, mas, com toda boa vontade do mundo, me atendeu e testou o equipamento até achar o defeito.

Não se pode dizer que é uma loja sofisticada, mas tem bons charutos a preços honestos. Para sustentar meu vício não vício de, mais ou menos, um charuto a cada semana e meia/duas semanas, às vezes compro lá. Comprava: da última vez só faltou implorar para ver os ditos cujos; não adiantou explicar alguns problemas de padronização dos nacionais e a necessidade de examinar um por um, o balconista jogou sobre o balcão o primeiro que achou e disse o preço. Adiós, muchacho.

Apresentei-me ao recepcionista explicando que quero conversar com o patrão dele sobre um curso já combinado. Disse que não marquei hora. Ligou para o patrão e, depois de dizer todos os nomes, menos Donald, finalmente acertou, não sem antes dar uma risada debochada. Disse que eu estava lá por ter marcado hora com ele, exatamente o contrário do que eu havia dito.

Pequenos gestos que expuseram a qualidade das pessoas e das empresas, com grandes resultados. Bons e péssimos.