Série Ego em Prosa - 2) Legalmente permitido sonhar

Legalmente permitido sonhar

Senhoras e senhores, com a palavra o Meretíssimo Autor desse Blog.

Eu tinha escolhido como tema o preconceito. Mas inspirado em 2 filmes que assisti, resolvi falar sobre sonhos, objetivos e conquistas.

Os filmes responsáveis são “Legalmente Loira” e “Legalmente Loira 2″, com a talentosa Reese Witherspoon interpretando Elle Woods, uma garota linda e popular que tem seu namoro rompido por ser considerada fútil demais por seu namorado. Disposto a reconquistá-lo, ela se inscreve no curso de Direito em Havard, faculdade onde seu namorado estuda, para provar sua inteligência de uma vez por todas. Ela terá ainda que ser melhor que sua rival e noiva de seu (ex) namorado, Vivian Kensington (Selma Blair). Elle começa a descobrir potenciais nela mesma que estão além de maquiagem, moda e paixão por rosa.

Já no segundo filme, Elle terá que mostrar mais uma vez seu talento além do rosa para defender a mãe de seu cachorro, Bruiser, e muitos outros animais vítimas de experiências científicas. Ela viaja para Washington para propor aos políticos a aprovação de uma lei que impeça experiências em animais e seu prazo é curto, uma vez que ela está prestes a casar e precisa cuidar dos detalhes. Mas seu sonho é ameaçado por Victoria Rudd (Sally Field), uma pseudo-defensora da causa de Elle, que resolve retirar seu apoio do projeto de Elle para defender uma causa de proprietários ricos.

Duas comédias, mesma atriz, mesma fórmula. Para alguns, duas comédias hollywoodianas sem conteúdo, sem inteligência, e que a crítica provavelmente diria ser mais um do gênero. Porém, esses dois filmes são exemplos de como podemos nos descobrir e lutar pelos nossos ideais e objetivos e como as aparências podem enganar. Elle descobre ser mais que uma patricinha com rostinho bonito, cabelo loiro e presidente da Irmandade Delta Nu. No primeiro filme, ela começa a se dedicar a faculdade, ganhar destaque e uma reputação para concorrer a uma das vagas de estagiária em uma das mais conceituadas empresas de direito de seu professor. Além disso, prova a si mesma que seu namorado só a valoriza quando ela começa a se destacar como uma potencial advogada, e não como quem ela é de verdade. E isso fica por conta de Emmett Richmond (Luke Wilson), que vê seu potencial desde o primeiro dia em que se conhecem. Tanto que, no segundo filme, eles estão planejando seu casamento. Acho que falei demais, deixo por conta do telespectador assistí-los.

Dois filmes, duas comédias bobas, estilo sessão da tarde mesmo. Porém, eu vejo aqui, e em muitos outros filmes, como O Diabo Veste Prada, Vem Dançar, Mudança de Hábito, Escola da Vida, algo importante e valioso: sonhos. Pessoas que tem objetivo, se esforçam para conseguí-los, conquistá-los, até mesmo sacrificam suas vidas - diga-se de passagem Andy Sachs (Anne Hathaway, “O Diabo Veste Prada) - para ser a melhor. E, no final da jornada, descobrem quem são realmente, são capazes de mudar sistemas rígidos - Whoopi Goldberg em “Mudança de Hábito” é ideal para mostrar isso. Elle descobre que pode ser inteligente e se tornar uma advogada de sucesso, que as aparências enganam e não podemos julgar um livro pela capa, como todos a julgavam pelo seu jeito de se vestir.

Pessoas que acreditam em seus sonhos, correm atrás de seus objetivos, mesmo que por um segundo duvidem ou desacreditem serem capazes de realizá-los. Muitas vezes as coisas parecem não dar certo - Andy e Elle sabem bem disso - não se recebe um mínimo “obrigado”, ou uma ajuda sequer, temos que nos virar e confiar em nós mesmos. Mesmo assim, seguir um sonho, um objetivo, lutar pelo que se acredita: é isso que fazem os verdadeiros heróis. Heróis são aqueles que lutam pelos seus ideais, defendem suas causas, mesmo se tiverem que dar a vida a elas. Posso exemplificar com a realidade: Madre Tereza, Gandhi, Dalai Lama, Jesus Cristo, Nelson Mandela, e muitos outros foram até o fim. Muitas vezes duvidaram e até podem ter pensado em desistir no caminho, mas seguiram em frente, confiaram em si mesmos, como Elle e Andy confiaram para fazer suas escolhas, correr atrás de seus sonhos e serem quem elas realmente são.

Os filmes acima são comédias hollywoodianas. As pessoas acima citadas foram e são de carne e osso. Uma vez vi uma frase que diz “se a vida imita a arte, quero ser o melhor artista”. Então, sejam heróis, lutem, batalhem pelo que acreditam, pelos seus ideais, valores, crenças, causas. Acreditem em si mesmos e, se em algum momento pensarem em desistir, parem tudo, respirem fundo, dêem 5 minutos e continuem a lutar, olhem ao redor e verâo pessoas que também acreditam e confiam em seu potencial, mas confiar em si mesmo é muito mais importante. Obstáculos, inveja, empecilhos existirão sempre. O que você fará com isso, é que será a grande diferença.

Gu Oliveira
Enviado por Gu Oliveira em 19/06/2009
Código do texto: T1656717
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.