OS DONOS DAS LETRAS

Não é incrível a quantidade de soberba literária que existe por aí? Assim como os chamados "donos da verdade", existem pessoas que se consideram "donos das letras". E o pior: muitos encontram-se nos meios acadêmicos e até mesmo entre nós... Lastimável.

Como Professora, sempre procurei incentivar trabalhos e produções textuais de meus alunos. Corrigia com educação (afinal sou educadora, né?) e com carinho para não destruir os sonhos de meus alunos. Tenho certeza de que se tivesse agido de maneira depreciativa em relação aos seus esforços, teria contribuido para destruir muitos sonhos e sepultado grandes talentos. Não é de hoje que ao ouvir relatos de personalidades de destaque no cenário mundial nas mais diversas áreas, geralmente haja referências de sua formação remetidas ao passado estudantil. Tanto no que tange o aspecto positivo quanto no negativo. Acho louvável, porém, que muitos deem a volta por cima e não levem em consideração alguns comentários malditos de pessoas que nada mais produtivo têm a fazer senão criticar o que os outros fazem... Como se estivessem acima do bem e do mal (coitados!) Mal sabem que perdem um tempo precioso em tentar se tornar mais gente, mais humano!

Pois bem: gente mal amada existe às pencas por aí, e o pior de tudo é que são maldosas e não sabem! Julgam-se superiores, quando na verdade são apenas um número a mais em estátísticas. Mais um na multidão. Conheci diversas personalidades de renome no universo literário e digo com propriedade: realmente fazem jus aos títulos que ostentam. E isso não é algo que um diploma lhes outorgue, muito menos a avançada idade que muitos carregam. O diferencial é que são pessoas humanas, que acreditam em seu trabalho e não desmerecem o trabalho alheio. Há poucos dias tive um encontro com Marina Colassanti - uma escritora de marca maior, cujo talento é indiscutível! Ela, do alto de seu reconhecido talento, é uma grande incentivadora de novos talentos. E não estou falando de idade, por mais que aos 32 anos seja mais jovem do que muitas pessoas que escrevam como eu. Estou falando de sonhos, de textos considerados bons na concepção de verdadeiros críticos literários, e não como lixo literário, como alguns projetos de escritores ousam classificar os trabalhos alheios.

Conheci gente que já ganhou prêmio literário sem necessitar pagar pelo mesmo(sim, senhor!), membros da academia brasileira de letras, autores estrangeiros e por aí vai. Moro na cidade vizinha à Capital Nacional de Literatura, por isso é que falo com propriedade. Conheço muito bem este meio e melhor ainda os escritores de renome. E ratifico uma peculiaridade em comum que eles possuem: humildade. Coisas que as pessoas que se consideram "donas das letras" não conhecem.

Se não gosta, não perca tempo lendo. Faça coisa melhor, como por exemplo, tente estar à altura da crítica que dirige a alguém. Arrume uma namorada. Ame-se, cuide-se, faça um regime, reze a Deus (mas não seja hipócrita ao venerar o amor ao próximo e agir diferente. É ridículo!) e, sobretudo, seja ÉTICO. Por fim, concluo minha reflexão com um dos sábios adágios populares: "a pessoa quando não pode ser grande, tenta diminuir as outras". Grande abraço e muita luz a todos, principalmente àqueles que dela tanto necessitam. Infelizmente é tudo o que se pode desejar diante do sentimento de pena que é de fato o que esse tipo de gente desperta nos outros.

Patrícia Rech
Enviado por Patrícia Rech em 19/06/2009
Código do texto: T1657708
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.