Série Ego em Prosa - 9) Construindo uma Identidade

Construindo uma Identidade

Shakespeare lançou um dilema intrigante quando Hamlet diz “Ser ou não ser, eis a questão”.

Globalização, miscigenação, colonização: diversos sufixos “ação” para

um mundo que se mistura, conectado por redes virtuais e reais de variedades, seja de povos, tribos, raças, orientações sexuais. Em meio a esse caldeirão fervilhante de culturas, tentamos construir uma Identidade, responder a pergunta “quem sou eu”?

Somos integrantes de uma família (pai, mãe, irmão, tio, sobrinho, primo, filho, neto, bisneto), de um regime político e econômico (socialista, anarquista, capitalista, democrata, ditadura, republicano), de uma religião (católico, evangélico, budista, wiccano, ateu), de uma tribo (emos, clubbers, punks, playboys, patricinhas, skatistas, intelectuais), profissionais (médicos, psicólogos, professores, geógrafos, historiadores, dentistas). Exercemos papéis sociais em tão diversos contextos que, mesmo escolhendo não ser parte de nenhum deles, é uma escolha que constrói a identidade.

A mídia diária mostra também a violência, a pirataria, o crime, roubo, furto, homícidio culposo, doloso, réus primários, reincidentes, experts, que até estes não escapam da construção de uma identidade social, ou seja, a sociedade os constrói como bandidos, marginais, assassinos, criminosos frios e calculistas, destruidores de lares e famílias. É difícil passar por cima de nossos preconceitos e pre-julgamentos e enxergá-los como pessoas, seres humanos que construíram uma identidade controversa, rebelde, violenta, mas ainda são pessoas.

Como ser você mesmo? Tantas escolhas, tribos, economias, filosofias de vida, religiões, políticas. Como destacar-se na multidão e fazer a diferença? É preciso escolher entre “ser ou não ser” shakespeariano. A vida são escolhas, e mesmo escolhendo não ser parte de nada, não ser nada, não fazer nada, isso também é escolher ser alguém.

Gu Oliveira
Enviado por Gu Oliveira em 21/06/2009
Código do texto: T1660462
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.