Dropes de Agosto (EC)



(mes do folclore)
 
 
Calendário (8)
 
Em Agosto
Há mais gosto
Que desgosto.

 
 
Dizem que agosto é o mês do desgosto. Se for apenas por questão de rima, agosto também rima com gosto. E disposto. E assim disponho aqui que agosto é um mês de bom gosto. De coisas gostosas acontecerem. A partir do dia primeiro deste ano estaremos realizando a Quinta Mostra Cultural de Lavras :do primeiro ao décimo sexto dia será apresentado o melhor da diversidade cultural da cidade. Escolhemos esse mês porque faz frio (mas não tanto) e as chuvas entram em recesso. Embora nada se possa garantir. Os tempos andam enlouquecidos e como agosto também é o mês do cachorro louco tudo pode acontecer. Até chover. Ou fazer muito frio.
 
É um mês de crenças e superstições. Não só por aqui e Portugal onde ninguém quer se casar em agosto, mas também em outras paragens: na Argentina, por exemplo, tem gente que não lava a cabeça nesse mês: isso chama a morte. E em alguns países da África Negra o dia 24 é o dia em que o diabo anda a solta. Um mês de ventos só nos pode fazer pensar em gemidos e assombrações. Pobre agosto! Não escapa nem das piadinhas macabras como essa que li na Net e que repito a minha moda: Dona Pia, professora de história de uma turma de adultos analfabetos funcionais pergunta a seus alunos. “quem pode relacionar três importantes acontecimentos históricos ocorridos em agosto”?Fernandinho logo levanta a mão e diz:” Eu sei professora: Getúlio suicidou-se, Jânio renunciou e Lula nem se suicidou nem renunciou”.
 
Dois terços das pessoas que nascem em agosto são do signo do Leão. Um terço é virgem. Em minha família temos uma leoa: a Tati, minha sobrinha, que nasceu no dia cinco. Linda, é mais bonita do que a Giovana Antonelli e tem um peixinho em casa que, com oito anos já disse essa pérola:eu não sei o que está acontecendo comigo: não consigo parar de ler. Minha prima Aimée que inaugura o mês também é uma leoa de peso: sua capacidade de enfrentar e superar as adversidades da vida é impressionante e comovente, uma lição de vida. Minha amiga, MN, companheira de terapia, também aniversaria neste mês, dia 14. É a mais pura das leoninas e foi com ela, pelo exemplo, que aprendi a gostar de mim.
 
Agosto, oitavo mês do ano, já foi o sexto e por isso se chamava sextilis. Depois, para homenagear o imperador Augusto, tornou-se agosto.
 
Nas escolas, as professoras sofrem: são muitos os dias a serem comemorados: Dia do Combate a poluição, dia (e mês) do Folclore, dia da alimentação, dia dos pais (para alegria dos lojistas), dia do soldado e dia do estudante.
 
O dia do estudante merece um dropes a parte: - além de se comemorar o dia dos estudantes em geral comemora-se também o dia dos advogados e nesse dia os botequineiros pedem socorro; pelo país afora correm o risco de ter seus estabelecimentos ocupados por estudantes de direito comemorando o dia da Pendura (ou pindura)quando comem e bebem discursam e... penduram a conta que nunca será paga.
 
Mas, com gosto ou sem gosto, o certo é que espero que agosto chegue para todos nós sem nenhum acontecimento ruim. que os anjos e os orixás digam amém.



Este texto faz parte do Exercício Criativo “Meses”
Saiba mais e conheça os outros textos, acessando:
http://www.encantodasletras.50webs.com/meses.htm