Os 7 Tipos de Inteligência

- Sim mamãe!Você estava certa! Eu nasci espertinha!

Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma única inteligência nessa sua grande cabeça. Não leitor querido há muito mais.

A nova odisséia humana pode ser bem longe do espaço, mas entre os espaços de suas conexões nervosas!

Eu me sinto profundamente aliviada, agora posso me livrar de vez dos traumas infantis. Eu era uma das ultimas crianças a ficar de pé no quadro resolvendo equações, somas, divisões em ordem desordenada ao quadrado. Sentia dor de barriga, suavam as mãos, vinha o branco, corria o frio na espinha, só pensava na minha mãe. Sentia vontade de chorar e ir ao banheiro tudo isso ao mesmo tempo. Enquanto a voz da professora ecoava no grande vazio da minha mente, e o giz parecia derreter na minha mão. Era pior que mentiolate verdadeiro; vermelho púrpura, que ardido feria a ferida nova no joelho.

Pois sim, as orelhas de burro não são pra mim. Não senhor! Hão de encontrar outro ser apropriado para adornar.

E se você se gaba do seu alto resultado no teste de QI, esqueça. Procure se gabar pelo seu novo corte de cabelo, carro, emprego ou algo do gênero porque até o teste de QI caiu em descrédito. Ele era bem conceituado nos séculos 19 e 20. Caindo do cavalo; bem vindo ao século 21.

Existem pelo menos mais sete inteligências no emaranhado, ramificado de dobras cerebrais que temos. Pois bem, quero deixar claro que fui injustiçada nas questões de matemática ao longo da vida.

A Inteligência Lógica é apenas uma das sete maravilhosas possibilidades do cérebro. Infelizmente até hoje é a única mais apreciada, reconhecida, estimulada e exigida, mas tem a mesma importância que as outras.

O cérebro em suas infinitas sinapses, e combinações de áreas especificas, mestrando nossas vidas hora em conjunto, hora por partes isoladas, desenvolve milhares de funções inimagináveis. Achar que ele tem apenas uma inteligência chega ser falta de inteligência.

Além da Inteligência Lógica que proporciona grandes facilidades com os números a aqueles que a possuem; cérebro apresenta ainda:

Inteligência Motora; dádiva de grandes dançarinos, creio eu.

Inteligência Interpessoal; essa difere os lideres dos liderados, são aqueles grandes lideres do nosso tempo. Pensei em vários, mas citar um apenas seria injustiça.

Inteligência Intrapessoal; essa influencia as pessoas através de idéias não de ações. Assim estamos começando a falar a minha língua, que é bem a Inteligência Lingüística que proporciona grande capacidade de se expressar de forma falada e escrita. E ainda arrisco um pouco de Inteligência Espacial, porque sempre tive um pé nas Artes, e até que não desenho retratos tão mal. E ainda a Inteligência Musical talvez essa um pouco menos. Aprendi a tocar violão sozinha quando era criança, mas até hoje não sei se sei tocar, ou se acho que sei.

Então eu que me achava bem burra, adorei essa Teoria do Psicólogo Howard Gardner. Agora existe mais alguém além da minha mãe, que me considera de certa forma inteligente. Pelo menos até eu encarar uma prova com questões matemáticas.

Alias
Enviado por Alias em 22/06/2009
Reeditado em 23/06/2009
Código do texto: T1662373
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.